Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

1 de agosto de 2007

Alguém sabe o que é censura? Alguém sabe o que é a Liberdade de Expressão?

Alguém sabe o que é censura? Alguém sabe o que é a Liberdade de Expressão? Eis um bom tema de debate para um próximo dia, tanto mais que muita gente protesta com a “perseguição” a alguns blogues. Mas será que “Liberdade de Expressão” é deixar sair pela boca fora os maiores dislates e as provocações mais alarves sem dar conta disso a ninguém? Será mesmo uma “república das bananas” o que queremos? Quem procede de forma tão leviana ou é um irresponsável absoluto ou alguém que sistematicamente procura descredibilizar a “Liberdade de Expressão” para impor uma ditadura

Perguntas pertinentes de Lauro António em com a devida vénia, onde cita o artigo de opinião de João Miguel Tavares a que também aludi aqui. Lauro António é alguém que (melhor que eu, que era novo e não trabalhava ainda) sabe o que é a censura. Alguém que viveu num regime onde efectivamente não havia liberdade de expressão, vive agora num regime onde gostamos de brincar à falta de liberdade de expressão e tem a noção de que existe uma diferença — e de que a diferença é importante.

A banalização dos discursos é sempre um perigo para os libertários. É uma das armas das trevas. A banalização em curso, totalmente leviana, de certos termos, como “liberdade de expressão” e “censura”, devia fazer tocar campaínhas por aí. Mas os palhaços preferem sacrificar tudo por uma gargalhada imediata, não é?