Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

1 de junho de 2007

Gatos Fedorentos e plágio: jornalismo do melhor – num blogue perto de si

É verdade. O Pedro Fonseca, que não por acaso é jornalista, tem um blogue (na verdade tem mais, mas este é o que conta). No Contra Factos & Argumentos em geral o Pedro deixa pistas, comenta, opina, sobretudo revela.

Mas hoje o Pedro usa o blogue para publicar uma peça jornalística de grande qualidade. Em ainda o alegado plágio dos Gatos Fedorentos, o Pedro tem uma peça praticamente definitiva sobre o assunto. Quem não saiba nada, ou saiba pouco, do caso, sairá da leitura com uma visão muito nítida e clara sobre o que se passou, o que foi defendido, as contradições dos discursos, os factos, a legislação aplicável.

Podemos até discordar aqui e ali (eu, por exemplo, tenho uma visão muito oposta da de Lopes Rocha no que toca aos direitos de autor, embora neste caso admita que a legislação em vigor é aplicável e subtrai razão ao Ricardo Araújo Pereira) mas não é isso que interessa (quem não discordou já da realidade que atire a primeira pedra). O que interessa é que o post do Pedro Fonseca é jornalismo do melhor. Num blogue perto de nós (é raro, mas acontece). Sem deixar de ser um post notável, uma narrativa interessante, uma história que fica contada. Um abraço de parabéns, Pedro.

Teaser:

O leitor rouba um banco e assume que efectuou o assalto. Se capturado pela polícia, deve ser posto em liberdade e ficar com o lucro do mesmo ou ser penalizado?

A questão é exemplar sobre o que ocorreu com o episódio dos humoristas Gatos Fedorentos, acusados de plagiar uma música e coreografia do falecido cantor francês Claude François.

O exemplo do banco foi dado em entrevista pelo advogado Manuel Lopes Rocha, especialista em direito de autor, que após a visualização dos vídeos considera que os Gatos Fedorentos cometeram não uma mas duas infracções ao Código do Direito de Autor e Direitos Conexos.

Leia o resto.