Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

18 de outubro de 2007

James Surowiecki (5): impacto das multidões nas indústrias ainda não foi sentido por completo

Continuação da entrevista ao autor de A sabedoria das multidões. A penúltima questão: o peer-to-peer e o conteúdo produzido pelo utilizador têm tido um impacto profundo em várias indústrias, da informação ao conhecimento passando pelo entretenimento. Na sua opinião, em que indústrias e nichos terão maior impacto as demais maifestações da sabedoria das multidões? E o impacto mais rápido?

James Surowiecki: entendo que o impacto da “wisdom of the crowds” nas indústrias do entretenimento e do conhecimento ainda não foi completamente sentido e que à medida que o tempo passar sobre elas veremos uma mudança ainda maior dos tradicionais guardiões da qualidade para os consumidores e utentes. Julgo ainda que nas indústrias cujo negócio principal seja a venda ao consumidor – empresas de bens empacotados e similares – assistiremos a uma maior adaptação da sabedoria das multidões ao processo produtivo para moldar coisas como as campanhas de publicidade, o design dos produtos, etc. Se estamos a querer chegar ao consumidor, então o consumidor é a melhor fonte a quem fazer perguntas. Há algumas indústrias, as farmacêuticas e as de tecnologia, onde as empresas estão verdadeiramente a tentar perceber como aproveitar a inteligência colectiva dos seus empregados e penso que a sabedoria das multidões pode ter um grande efeito na forma como essas companhias fazem as suas previsões, pensam sobre os novos produtos e definem estratégias.

[ Amanhã: mostrou-se menos surpreendido pela resistência ao conceito de que as multidões podem ser sábias. Mas há um foco de resistência: os que são afectados pelas mudanças económicas que a mudança eventualmente comporte para os seus empregos. Vimos comportamentos similares nas comunidades do conhecimento (sobretudo as científicas), reagindo contra a Wikipédia, ou na reacção das editoras musicais às redes P2P: reagem contra a perda do poder de ditar a realidade. Não quererá isto indicar que o poder, ele próprio, desempenha nas relações sociais e económicas um papel substancialmente maior do que pensamos? ]

Início: Sabedoria das multidões: seis perguntas a James Surowiecki

Segunda: É fascinante ver como o livro é debatido nos blogs

Terceira: os custos da hierarquia são muito elevados

Quarta: vai ser mais difícil aos líderes conquistarem a confiança das pessoas

Este post tem o patrocínio do Mercado das Previsões