Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

1 de outubro de 2008

A crise financeira actualizada ao minuto

A paciência é uma virtude. Foi preciso esperar algum tempo para conseguir dar ao Expresso multimedia um pouco mais que artigos. Fazer jus ao nome de multimedia. Mas já está. Acabo de publicar, com sucesso, o primeiro mashup num jornal português. Esta recombinação junta num único fluxo, ou lifestream, a “vida” da crise financeira actualizada ao minuto, numa só página, sem necessidade de refrescamento (o dep. de publicidade não vai gostar desta parte!). Vejam a crise financeira num mashup de actualização contínua, na edição multimedia do Expresso.

Durante a preparação desta peça de informação dinâmica — que combina posts de blogues, notícias e artigos de mainstream media, estando previsto que cubra mais social media, nomeadamente Twitter, YouTube e Flickr — dei por mim espantado com os números. Em todo o mundo de língua inglesa são publicados não menos de 600 artigos, notícias e posts por hora sobre a crise financeira. Uma média de 10 por minuto. Isto contas por baixo.

O busílis foi a parte da actualização das imagens das páginas. Usei um serviço pago, porque além de dar algumas garantias de actualização imediata posso apresentar as imagens sem o “carimbo”, como apresentam praticamente todos os serviços gratuitos.

Nunca na vida imaginei que um dia poderia apresentar como nota de despesa de um trabalho jornalístico o serviço de print-screens! :)

Agora resta melhorar a recolha. Em especial na parte dos blogs, os algoritmos do Google não produzem o melhor efeito.