Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

15 de janeiro de 2009

Blogues (e deputados e jornalistas) afluem ao Twitter

twittercnn

 

Este é um guest-post da autoria de Leonel Vicente.

A primeira ideia que me vem à memória é o octogenário slogan criado por Fernando Pessoa para a Coca-Cola: «Primeiro estranha-se, depois entranha-se»… e, acrescento eu, pode provocar significativo grau de dependência, tornando-se altamente viciante.

Tendo iniciado a minha conta no Twitter a 11 de Setembro de 2007, demorei ainda alguns meses até perceber exactamente para que servia, para além de “correia de transmissão” dos artigos publicados em blogues.

A mesma sensação que porventura experimentarão nestes dias alguns renomados autores de blogues, que, a título individual, ou por via dos seus blogues, vêm afluindo à nova “coqueluche” dos sistemas de publicação (no caso, micro-publicação, restrita a 140 caracteres).

Nas semanas mais recentes (essencialmente já no novo ano de 2009), chegaram ao Twitter, entre outros, Joana Lopes, Miguel Cardina, Nuno Gouveia, Palmira F. Silva, Pedro Vieira (“Irmão Lúcia”), Rui Bebiano ou Shyznogud (para além de João Pinto e Castro, transitando já de 2008).

Assim como foram criadas contas associadas a conceituados blogues como A Barbearia do Senhor Luís, Caminhos da Memória, Câmara Corporativa (ainda em teste), Jugular, e Womenage à trois.

Ou ainda, a grande estrela da rádio e televisão, Nuno Markl, que se confessa rendido ao Twitter: nas suas próprias palavras: «quebra com distâncias, protocolos e outras tangas com uma categoria extrema. É divertido e perigosamente viciante».

Mas, também, deputados na nação (como Hugo Nunes, Jorge Seguro, ou Pedro Mota Soares), jornalistas (Anabela Neves, Leonete Botelho, ou Susana Barros), jornais, cadeias de rádio e televisão (com menção especial ao destaque que a RTPN – já desde há algum tempo – tem dado ao Twitter, no seu programa “À Noite as Notícias”)… e, inclusivamente, a Câmara Municipal de Sines!

Contando já com um impressionante “State of the Twittersphere“, traduzindo o fervilhar explosivo desta ferramenta de micro-publicação, o Twitter – um vasto espaço de partilha – é um verdadeiro rio, com um caudal cada vez mais alargado, pelo qual flui a informação, em “primeira mão”, como no caso – ontem mesmo, à hora a que preparava este texto –, da notícia da suspensão do cargo de Steve Jobs de Presidente da Apple, por motivo de doença.

Leonel Vicente Leonel Vicente é blogger desde 2003, mantendo o Memória virtual, um dos mais antigos e prestigiados blogs. Está no Twitter desde Setembro de 2007.