Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

14 de outubro de 2008

Cobertura nunca antes feita do debate do Orçamento de Estado para 2009

Nunca a apresentação do Orçamento de Estado para debate público foi alvo de uma cobertura tão lata como a que se oferece em http://orcamentoestado2009.info — ou simplesmente oe09.info, para ser mais fácil de fixar.

Há tempos que sonhava fazer uma coisa assim — e tenho vindo a ganhar experiência e fôlego com projectos tecnologicamente afluentes. Uma aplicação jornalística aberta. Onde o leitor ganha o que nenhum outro órgão oferece, pois os jornais online só mostram os seus próprios conteúdos: uma visão de conjunto do que é escrito e falado sobre o tema em todos os quadrantes, com filtros de ruído muito superiores aos das recolhas mecânicas dos motores de pesquisa — e sem esquecer recomendações específicas de um grupo de editores convidados.

Mas não está condenado a ser espectador, nem a misturar a sua voz nas caixas de comentários. Pode participar no processo de selecção dos melhores conteúdos, usando as principais ferramentas para o efeito.

Nenhuma outra página lhe oferece uma perspectiva tão ampla sobre a vida mediática do Orçamento de Estado.

À cobertura jornalística juntam-se as reacções da blogosfera, originando um lifestream que pode ser lido em actualização contínua.

Este especial multimeios sobre o OE 09 é, também, o primeiro exemplo do género jornalismo colaborativo. Integra as sugestões do cidadão através do microblogging (Twitter) e das bookmarks (Delicious). E dá espaço às recomendações de jornalistas e bloggers convidados.

Como participar?

> BLOGUES: não é necessária nenhuma acção, uma vez que o sistema rastreia toda a blogosfera usando a tecnologia do Google. Contudo, se o seu blogue não aparece, ou se está a fazer uma cobertura especial, sugira-o para inclusão directa usando este formulário.

> TWITTER: usar a hash #oe09 nos tweets que tenham a ver com o debate do Orçamento de Estado para 2009.

> DELICIOUS: nas suas bookmarks, use a tag oe09. Pode anotar algo relevante sobre a página que partilha.