Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

8 de julho de 2008

Critical Software: dez anos que mudaram Coimbra

Empresa poster-boy de um país com míngua de empreendedorismo, a Critical Software celebra dez anos. A evocação de Diogo Vasconcelos no blogue Geração de 60, é destes “role models” que eu gosto, é uma história para ler e recomendar.

Excertos:

Lembro-me como se fosse hoje do final da Escola de Verão de Empreendedores, organizada no âmbito da Academia dos Empreendedores que lancei, na ANJE, nos tempos de Fernandes Thomaz. João Carreira apresentou aí o plano de negócios da empresa que iria criar, com os seus colegas Gonçalo Quadros e Diamantino Costa. Focada no desenvolvimento de software para sistemas críticos, um dos seus primeiros clientes foi a NASA.

Há empresas que mudam uma cidade, resgatando-as de declínios anunciados. Tal como Michaell Dell (Austin), Bill Gates e Jeff Bezos (Seattle), o trio de fundadores da Critical foi decisivo no renascimento de Coimbra.”

A pedido da Câmara, a Brisa mudou a placa da A1. Coimbra passou a ser, “Coimbra,  Cidade do Conhecimento”. Coimbra não é Cambridge, mas está a mudar – e essa mudança é já visível

(foto de João Carreira, visível com mais pormenor no post original)