Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

9 de julho de 2008

Energia nuclear é passado, futuro passa por economizar

reactor nuclearSinteticamente, a mensagem do ex-ministro alemão e conhecido “verde”, Jürgen Trittin, é: a energia nuclear é passado, o futuro passa por economizar. Eu, que tenho hoje uma abertura maior ao nuclear e não me oporia à construção de centrais em Portugal, penso porém que Jürgen Trittin marcou um ponto na sua entrevista ao El País.

Cheguei à entrevista, “El nuclear es un debate del pasado, no del futuro”, através de Pedro Dória, que tem um post curto e grosso sobre o assunto. De onde destaco (negrito meu):

O caminho, ele argumenta, não é este. Os que os europeus precisam fazer é enfrentar o fato de que importam 75% de sua energia. Precisam, portanto, economizá-la. Sai mais barato, coisa aconselhável em tempos de crise, e é melhor para o ambiente. É sua receita, aliás, para o mundo todo. Na Alemanha, a regulamentação para as construção de casas é rigorosa. Devem ter, por exemplo, isolamento térmico, que economiza na refrigeração ou no aquecimento do ambiente. É uma obra que se paga na conta de luz. O carro, evidentemente, deve ficar em casa de vez em quando“.