Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

7 de outubro de 2008

O Orçamento de Estado 09

O debate sobre o Orçamento de Estado para 2009 vai ser bonito. Até dia 15 — data em que o Governo o apresentará — vamos assistir aos exercícios de adivinhação, por um lado, e por outro de destruição apriorística do orçamento.

Ora, há uma certeza sobre o OE09. É que qualquer previsão sobre o comportamento da economia nos próximos 12 meses (ou 12 semanas) é carregada de incertezas. Ninguém pode realmente prever nada sobre coisa nenhuma, nunca antes dependemos tanto da incerteza (e o sistema financeiro rectilíneo, que passou décadas a premiar a previsão e a negligenciar, quando não a espezinhar, os seus lados criativos, não sabe reagir-lhe).

Assim, a habilidade política e, porque não admiti-lo, a capacidade retórica jogarão um papel essencial no debate do orçamento.

As ideias serão essenciais.

A capacidade de entusiasmo em torno delas, ainda mais.

Pronto — já adivinharam. Este é um post sobre Manuela Ferreira Leite e como tudo joga contra a silenciosa, não-carismática, monolítica, afetada, , líder do Partido Social Democrata. No eclipse dos vices que poderiam fazer de Palin e desgastar o Governo com golpes baixos, vale ao PSD o seu combativo e enérgico líder parlamentar, com quem pode contar para salvar a honra do desmoralizado convento.

O OE09 vai passar nas calmas e para grande alívio de toda a gente, em especial da oposição à direita, que quer tudo menos aprofundar o debate.