Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

28 de março de 2008

Quantos portugueses usam o Twitter? (#5)

Não é fácil saber quantos portugueses usam o Twitter. Não há estatísticas. Eu arrisco neste momento com um intervalo entre 550 e 750.

Explico como produzi esse cálculo. A forma mais simples é fazer uma pesquisa por Portugal, esperando que a maioria dos portugueses preencheu correctamente o campo destinado ao país. Neste momento (o número está sempre a aumentar) surgem 675.

Porque reduzi para 550, se o número mínimo seria 675?

Porque eu falei em uso, não falei em inscrição. Uma pequena amostra permitiu-me concluir que uma boa fatia desses 675 inscritos já não usa o Twitter há mais de 3 meses. Alguns perfis que verifiquei não chegaram a dar um pio e outros produziram meia dúzia, tendo depois abandonado a conta, provavelmente por não acharem piada ao serviço (conheço várias pessoas que simplesmente ficam a olhar aquilo sem perceber uma utilidade).

E porque situo a fasquia máxima nos 750? Sobretudo por causa das pessoas que sempre fogem a meter dados correctos neste tipo de formulários, mas também para deixar algum prazo de validade ao meu cálculo: mesmo assim, dentro de duas ou três semanas estará inevitavelmente desactualizado.