Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

6 de janeiro de 2009

Wikipedia recolhe 4,3 milhões em donativos numa semana

Bastou uma semana para a Wikipedia recolher 6 milhões de dólares (4,3 milhões de euro, redondos) em donativos, na sequência de um apelo do seu fundador, Jimmy Wales, publicado por alturas do Natal.

O marco já foi ultrapassado, como puderam constatar os leitores da Wikipedia. Em todas as páginas do site surge, no topo, uma mensagem que alterna entre o apelo de Jimmy Wales e o resumo das contas apuradas. Há poucas horas o botão azul (ver imagem) com o montante angariado exibiu, pela primeira vez, um valor superior ao objectivo declarado. (Artigo de arquivo; publicado originalmente no Expresso Multimedia)

Trata-se, provavelmente, da maior acção de crowdfunding jamais realizada.

A mensagem de Wales, traduzida nas línguas da Wikipedia, refere que o apoio dos leitores através de doacções é essencial para manter “livre e forte” o projecto da maior enciclopédia da história.

A Wikimedia Foundation, uma organização sem fins lucrativos fundada por Wales, é quem assegura os salários dos funcionários pagos da Wikipedia: 23 apenas. Estes são essencialmente técnicos e supra-editores, pois todo o conteúdo é editado livremente por voluntários não-remunerados: 150.000, que ao longo dos últimos anos contribuiram com mais de 11 milhões de artigos em 265 idiomas.

As despesas anuais do projecto centram-se nos servidores e conectividade e são, segundo Wales, inferiores a 6 milhões de dólares.

A Wikipédia é mais do que um site. Nós compartilhamos uma causa: Imagine um mundo onde qualquer pessoa têm livre acesso à soma de todo o conhecimento humano. Este é o nosso compromisso.

Sua doação nos ajuda de diversas maneiras. Principalmente, você nos ajudará a cobrir os custos crescentes para manter o tráfego a um dos sites mais populares da Internet. Recursos também podem nos ajudar a melhorar o software da Wikipédia. [...] Estamos empenhados em fazer crescer o movimento pela livre circulação do conhecimento ao redor do mundo, através do recrutamento de novos voluntários e da construção de parcerias estratégicas com instituições culturais e de aprendizagem“.

Links:

Wikipedia em português, com 450.000 artigos

O apelo de Jimmy Wales

Lista de alguns dos benfeitores da Wikipedia (com donativo acima dos 1.000 dólares)

Crowdfunding, neologismo que define o recurso ao financiamento por uma cibermultidão.