Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

22 de agosto de 2008

A 7ª medalha de Michael Phelps contada ao milésimo de segundo

Se um imagem vale por mil palavras, oito imagens valem uma história fabulosa, do género de história com que qualquer editor sonha. Mas quando se juntam oito fotografias num simples slideshow que conta a história, isto chama-se excelência.

A história da 7ª medalha de Michael Phelps contada ao milésimo de segundo, uma medalha muito mais difícil de obter do que as multidões delirantes imaginam, tem sido objecto de muitas tentativas de explicação. “Cortar as unhas rente significa ficar com a prata“, como alguém disse. Mas na minha modesta opinião, e secundando Juan Antonio Giner (consultor de media importante para os leitores do Expresso, mesmo que não saibam disso), o slideshow da Sports Ilustrated é o melhor. Mais claro. Mais económico de meios. Mais esclarecedor. Melhor. Clique aqui, ou na imagem ao lado, para o “folhear”.

Estes Jogos trouxeram alguma animação e interactividade aos melhores sites noticiosos, abrindo uma nova era ao jornalismo multimedia. No topo do mundo as “infografias animadas” já não são nem um anátema, nem uma envergonhada flashada. Falta-lhes agora a primeira página. O mesmo percurso, difícil e lento, da inovação até à banalização já foi feito pela fotografia, primeiro nos jornais de papel e depois no online, e também pela infografia estática, no papel. Do mesmo modo, a expressão jornalismo multimedia ganha, finalmente, a sua verdadeira dimensão. Já não se trata de designar o audiovisual (que dispõe da sua própria expressão). Passou a designar diferentes meios, quaisquer meios. Os melhores meios disponíveis para levar a mensagem m à audiência a no instante i — podendo o meio mudar no i seguinte em função de a, ou no a seguinte em função de i.