Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

12 de abril de 2008

A Internet e o futuro do jornalismo: o PEOPEAN

nuit_finale.jpgEntre os Grandes Perigos que a região antes conhecida por Internet, a blogosfera, comporta para o futuro do jornalismo está o que classifico de PEOPEAN: o Problema Entre O Público E A Notícia.

Uma das suas últimas manifestações é observável no caso da Serero, uma empresa de arquitectura que colocou um “chapéu” na torre Eiffel numa competição inventada. Bastava ir a um ou dois sites para perceber do que se tratava — mas não: o Guardian (no melhor pano cai a nódoa) não fez sequer o básico antes de publicar como notícia o que não passava da aparência de um boato depois de uma leitura apressada e sem critério de um ou diversos blogues e páginas na Internet que reproduziam as espectaculares imagens produzidas nos CAD dos arquitectos da Serero. O NYT engoliu e ainda inventou por cima.

“Enfim, esta boa jogada promocional do ateliê de arquitectura revela que, pelo menos neste episódio (felizmente sem consequências) os critérios de rigor de alguns dos principais jornais do mundo aproximaram-se perigosamente dos da Internet” — escreve com propriedade Luís Paixão Martins em O embuste da Torre Eiffel e o rigor editorial.

Só posso esperar que essa aproximação não seja, também ela, assacada à blogosfera, como se tornou mister fazer-se quando as coisas dão para o torto.