Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

24 de novembro de 2008

Anita: o mais rápido meme da história do Twitter é português

Anita, aquela mesma Anita dos livros infantis, tornou-se numa das grandes estrelas mundiais do Twitter graças aos portugueses. A história — uma história sobre o lado tão inútil quanto divertido das redes sociais — conta-se depressa.

(NOTA: versão de arquivo pessoal, a primeira publicação ocorreu no Expresso Multimedia, na semana passada).

Tudo começou quando Bruno Amaral, um licenciado em Comunicação Social pelo ISCSP que mantém um dos principais blogs sobre relações públicas (link no final do artigo), lançou uma normalíssima pergunta sobre os livros da Anita aos seus leitores no Twitter: “lembram-se dos livros da anita? que tal “Anita e o Twitter” ou “Anita aprende a usar o delicious” ? :D

As respostas não se fizeram esperar e em poucos minutos estava admitido, num daqueles consensos imponderáveis a que as multidões na Internet conseguem chegar, o hash tag #Anita. Um hash tag é um mecanismo simples e eficaz de seguir um assunto na web. No caso, uma pesquisa por #anita no motor de busca do Twitter cria uma página contendo tudo o que foi escrito sobre ela. É muito usado para agregar as pessoas em eventos.

O incrível é que bastaram 2 horas e 18 minutos — como me disse o autor numa twinterview que publico mais à frente — para a Anita se tornar no tema mais falado no Twitter em todo o mundo. Ser o primeiro dos trend topics no Twitter não está acessível a qualquer tema. Para o leitor ter uma ideia, no instante em que escrevo os cinco primeiros são: NXE, Thanksgiving, Christmas, #azec e New Xbox Experience. É um top que reflecte naturalmente a predominância da língua inglesa.

É claro que o assunto não podia passar despercebido e um blogger americano ajudou à confusão quando, ao contar o que estava a acontecer — era o mais rápido meme da história do Twitter, a “nascer” em tempo real –, confundiu o Brasil com Portugal. Os brasileiros aderiram e #Anita subiu ainda mais depressa.

Bruno Amaral faz, então, um post no seu blog repondo a verdade sobre a origem geográfica. Ao mesmo tempo, explica o que estava a acontecer.

Ao melhor estilo da cibercultura, em menos de 24 horas estava criado o endereço anitatwitterstar.com para celebrar o feito, manter o relato factual e cavalgar o sucesso.

Twinterview ao autor do meme, Bruno Amaral

O que se segue é a primeira twinterview da Imprensa portuguesa. Uma twinterview é semelhante a uma flash interview — um conjunto de perguntas e respostas breves e feitas em cima de um acontecimento. As diferenças: é feita através do Twitter, tem uma limitação de 140 caracteres para as respostas e não está limitada pela instantaneidade.

@PauloQuerido Quando percebeste que #anita era um meme?
@brunoamaral Foi na altura em que pessoas que eu não seguia começaram a entrar na brincadeira. Tinha passado 1 hora desde o post inicial.

@PauloQuerido O que se passou depois? Não ficou clara para mim a confusão entre Portugal e Brasil.

@brunoamaral Um blogger americano tentou explicar o fenómeno e pensou que tinha tido origem no Brasil (http://tinyurl.com/67ptsk)

@PauloQuerido Fizeste logo o post explicativo no teu blog?

@brunoamaral Esse post só surgiu ao final do dia,consoante eu ia recolhendo conteúdos e ideias de outros blogs.

@PauloQuerido Tens noção de quanto tempo levou a #anita a chegar ao topo do search.twitter?

@brunoamaral Entre o primeiro post e a posição no primeiro lugar passaram 2 horas e 18 minutos.

@PauloQuerido Como tirar proveito desta acção?

@brunoamaral Acho que o importante é participar na conversa,neste caso na brincadeira que se gerou em graças à #Anita.

@PauloQuerido Satisfação pessoal/vaidade pelo meme?

@brunoamaral Gosto de poder dizer que fui quem deu o primeiro passo. Mas é apenas uma brincadeira que se espalhou, nada de mais.

Links

Blog Relações públicas, de Bruno Amaral, que inclui o primeiro artigo sobre a ascensão de Anita no Twitter

Anita Twitter Star, site bilingue para contar a história do mais rápido meme do Twitter. Inclui adaptações muito boas das ilustrações originais dos livros de Anita.

Menção no Tweet Week, um videoblog da estrela geek americana, Julia Roy, como um dos assuntos relevantes da semana em que o Twitter ultrapassou o fantástico número de mil milhões de mensagens (1.000.000.000).

Siga aqui o meme #Anita em tempo real no Twitter

Paulo Querido, jornalista