Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

3 de abril de 2008

Ficha de Fitna na Wikipedia foi protegida contra vândalos

fitna.pngAlvo de intensa polémica, sujeita a seis vandalizações e quase 400 edições por mais de uma centenas de pessoas nos últimos quatro dias, a ficha de Fitna na Wikipedia encontra-se agora protegida contra vândalos.

Fitna é o título do filme em que o político holandês Geert Wilders (cuja ficha também foi protegida contra novas vandalizações) revela a sua visão particular do Islão. O ex-deputado de extrema-direita entende que «a ampliação do islamismo vai contra a nossa liberdade e tudo aquilo que nós, numa democracia como a Holanda, defendemos», conforme tem declarado à Imprensa. O site oficial do filme, www.fitnathemovie.com, foi suspenso pela empresa alojadora, a Nerwork Solutions, que está a investigar se o conteúdo do site viola ou não as suas regras, uma vez que recebeu queixas.

O filme fora anunciado ao longo das últimas semanas e foi oficialmente lançado por aquele político liberal no dia 27 de Março no Liveleak — um alojador de videos à imagem do YouTube que já ficara famoso no ano passado por ter alojado em estreia o filme não autorizado da execução de Saddam Hussein.

fitna.png

Imagem de Fitna, que pode ser visto aqui, no Videos Google

A ficha de Fitna na Wikipedia inglesa foi criada no dia 29 de Fevereiro e vandalizada pela primeira vez logo a 3 de Março. Mas só no dia da publicação, começou a guerra na edição da ficha. Das quase mil edições realizadas desde que foi criada – ao longo de um período de 30 dias — 500 ocorreram entre dia 27 e dia 30 — ou seja, em quatro dias.

No dia 28 os editores decidiram proteger a ficha com estatuto especial que torna a edição apenas possível a membros registados da Wikipedia. No dia seguinte — 29 — a ficha passou também a ser patrulhada.

A protecção de fichas da Wikipedia é um medida necessária para evitar abusos. Estes ocorrem sobretudo nas alturas em que determinada ficha está sob pressão — geralmente quando por algum motivo desperta o interesse do público, levando cibertribos e pessoas com enfoques diferentes a querer impôr a sua vontade à comunidade.

Elaborei uma lista das fichas mais vandalizadas nos últimos 4 dias da semana passada nas Wikipedia de língua inglesa e língua portuguesa, actualizadas às 00:01 desta segunda-feira.

    Vandalismo na Wikipedia inglesa

  1. Earth Hour ( 221 edições, 14 vandalismos)
  2. E. Urner Goodman( 48 ed., 10 vand.)
  3. Stephen Curry (basketball) ( 64 ed., 9 vand.)
  4. JabbaWockeeZ ( 43 ed., 8 vand.)
  5. Mario Kart Wii ( 54 ed. 7 vand.)
  6. Fitna (film) ( 385 ed., 6 vand.)
  7. Turtle ( 12 ed., 6 vand.)
  8. List of Naruto characters ( 64 ed., 6 vand.)

    Probodh Purkait ( 14 ed., 6 vand.)

    Vandalismo na Wikipedia portuguesa

  1. Paulo Francis ( 13 edições, 2 vandalismos)
  2. China ( 7 ed. 1 vand.)
  3. Congresso de Viena ( 3 ed, 1 vand.)
  4. Espanha ( 4 ed., 1 vand.)
  5. Batata ( 2 ed, 1 vand.)