Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

20 de agosto de 2008

Imprensa gratuita: artigo no Público

Como referi há pouco, saiu hoje no Público, no caderno P2, o meu artigo sobre o momento da imprensa gratuita no mundo em geral e em Portugal em particular.

Esta reportagem foi preparada já há uma semanas. Fiz o respectivo lançamento no dia 1 de Agosto, aproveitando para lançar o mashup que fiz com parte dos dados relativos a Portugal: escaparate: jornais gratuitos de hoje. No dia 6 de Agosto voltei ao assunto, sob o pretexto da publicação do artigo no fim de semana seguinte (ver arquivo dos posts sobre imprensa gratuita).

Contudo, os jornais têm uma respiração peculiar. O artigo acabou por só sair hoje, duas semanas depois. O que se justifica, devo dizer: trata-se de um tema com uma dose de intemporalidade suficiente para aguentar o “congelador” umas boa semanas. Só começaria a perder actualidade a partir de meados de Setembro, quando houvesse novos números. E entretanto emergiram da actualidade outros temas que tinham de ser tratados no imediato, possuindo uma “vida” mais curta.

Uma rectificação ao gráfico: o Destak não é de 2006, como está erradamente assinalado, mas de 2004, como vem aliás no texto. As minhas desculpas ao Destak, na pessoa da sua directora, Isabel Stilwell (consultada para o artigo).

O link para o artigo na versão PDF online é este — mas devo avisar que não se manterá muito tempo. Ficam, para efeitos do meu arquivo, imagens das páginas do jornal. Clique para versões ampliadas (foto de abertura e as abaixo).