Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

1 de agosto de 2008

Jornais gratuitos: artigo no Público com mashup de lançamento aqui

 

Os jornais gratuitos caminham para dominar o continente europeu. Em diversos países, Portugal incluído, a circulação diária da imprensa gratuita já ultrapassou a da imprensa paga. Os gratuitos são um balão de oxigénio para o negócio da imprensa. Terão a capacidade de modificar o comportamento de mercado e até as práticas dos jornais pagos?

Na sequência da recolha de dados para um artigo a sair no Público sobre a imprensa gratuita no mundo, decidi produzir um pequeno mashup, o escaparate: jornais gratuitos de hoje. Criei-o a pensar apenas em ‘promover’ o artigo em papel, mas à medida que o ia preparando ele ganhou autonomia, passando a escaparate dinâmico. E ainda não está acabado.

Esta peça multimedia abre uma nova etapa no percurso no Certamente!, que passará a contar com uma secção de jornalismo multimedia, onde irei expondo as minhas peças multimedia, infografias interactivas, mashups, reportagens assistidas por computador.

No caso vertente usei, como costume, código aberto e algum scripting próprio. O carrossel é uma aplicação em Flash da autoria de Saverio Caminiti (ver a ficha). Usei as libraries de Javascript Prototype, Scriptaculous, Lightbox e Ajaxpage para o carregamento dinâmico de blocos e imagens. As capas têm origem na banca de jornais do Sapo (link). Um bash script corre de segunda a sexta para actualizar as capas do dia. Quando presentes, os feeds RSS são puxados de 30 em 30 minutos com o software Magpie e reformatados com linguagem de scripting PHP.

O mashup escaparate de jornais gratuitos tem três níveis de leitura:

1º nível – a selecção no carrossel

2º nível – informação e últimas notícias, quando haja, nesta coluna

3º nível – capa em tamanho legível em janela pairante

Veja aqui o escaparate: jornais gratuitos de hoje.