Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

28 de outubro de 2008

Mapa interactivo: jornais americanos maioritariamente com Obama

Este é um excelente exemplo de como um simples mashup, ou mistura, de dados dispersos, compilados e apresentados em cima de um mapa, dá uma dimensão de compreensão instantânea a um assunto complexo.

O mapa interactivo abaixo foi produzido pela 10.000 Words — uma publicação em formato blog da autoria de Mark S. Luckie, um jornalista de imprensa que descobriu que o seu hóbi, o multimedia, e a sua paixão pelo jornalismo podiam ser combinados com grande efeito.

Mark coleccionou os anúncios de apoio feitos pelos jornais americanos a um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos da América e em seguida colou-os em cima de um mapa da Google, usando as ferramentas acessíveis a qualquer pessoa sem aptidões informáticas especiais. A distribuição geográfica colada num mapa permite ver a “big picture” num só olhar. Acresce a informação instantânea fornecida pela cor — é só olhar para o mapa para perceber que Obama tem muito mais apoio na Imprensa que McCain. E o complemento, para quem o desejar: clicar em cima de cada “alfinete” dá acesso imediato ao nome do jornal, com um link para o editorial onde foi assumido o apoio ao candidato.

Um exemplo de bom jornalismo online e um espectáculo.

Clique na imagem para aceder ao mapa

Paulo Querido, jornalista