Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

15 de outubro de 2008

O jornalista multimeios: um slideshow

A indústria do jornalismo atravessa uma crise própria, que nada tem a ver com as oscilações do sistema à sua volta. As mudanças operam-se ao nível da economia, que não pode continuar a assentar num modelo de distribuição de notícias que se esgotou.

Mas também se operam ao nível da própria profissão. O que não era ainda claro até há apenas 2 anos, é agora evidente: a sociedade precisa como nunca do jornalista, mas este não pode contar mais com o quadro de apoio em que foi treinado.

Eis a síntese de um artigo que publico como convidado no blogue Dados pessoais (Jornalismo; uma profissão em mudança). Inclui um slideshow onde faço um balanço curto de como chegámos a esta encruzilhada e indico alguns dos novos pilares do exercício do profissão pelo jornalista do futuro: o jornalista multimeios.

Resta dizer o seguinte: a apresentação foi inicialmente concebida, por convite, para uma jornada de reflexão de um grupo de media. Fiz-lhe uma pequena actualização, que consistiu em incluir 2 slides que tinham ficado de fora, e retocar a assinatura, que continha a menção ao evento.