Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

4 de julho de 2010

Portugal, as redes sociais, os media e o filho de Ronaldo

Nunca pensei ver tal. Cristiano Ronaldo emitiu um comunicado cuidadosamente oficial informando que fora pai. Reacções genéricas: não-portugueses cumprimentaram-no, portugueses desconfiaram que fosse verdade. “Deu no Twitter, mas algum jornal confirmou?” – a pergunta foi-me colocada algumas vezes.

No Facebook o tom dos comentários aos anúncios muda conforme a língua e num caso é de entristecer. No anúncio em inglês o tom é o de felicitações, ponto. No anúncio em português o tom é de “mas é mesmo verdade?”, e de “ahah, os jornais foram comidos”, e de “mas nenhum jornal telefonou para confirmar?”.

O público português pensa que os jornalistas existem para telefonar a confirmar as notícias oficiais?

A conta de Cristiano Ronaldo no Twitter é oficial. Tal como a conta de Cristiano Ronaldo no Facebook. No MySpace. E no YouTube. Ronaldo tem, finalmente (*), um site com o seu nome: cristianoronaldo.com.

Cristiano Ronaldo (pessoa individual e/ou coletiva) passou anos sem passar cartucho à Internet. Motivado, quem sabe, pelas amigas e amigos célebres que já as usam para se libertar de parte da carga mediática, ou simplesmente porque a Nike e os outros patrocinadores quiseram aproveitar excelentes canais de promoção, em Junho Cristiano revelou uma campanha planeada de utilização da rede.

Ah, mas os portugueses tanta coisa com o Facebook e vai-se a ver desconfiam. Que as contas não são dele, que as contas foram hackadas, que os jornalistas não confirmaram.

Somos engraçados, lá isso somos!

(*) Finalmente: o domínio cristianoronaldo.com foi registado em 2002 e foi comercializado algumas vezes, para aproveitar o fluxo de pesquisas pelo nome do futebolista. Teve 198 mudanças de registo (não todas forçosamente de titularidade, atenção) e passou por 93 endereços IP diferentes ao longo dos últimos 6 anos. Não sei quanto pagaram agora para o obter nem sei se serve de indicação o facto de um domínio menos bom, RonaldoMadrid.com, estar à venda por 1.000 dólares.

Atualmente responsável pelo cristianoronaldo.com é uma agência californiana de representação de artistas, a Digital Artists Entertainment.