Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

25 de setembro de 2009

Público: dossiê eleitoral renovado

O dossiê eleitoral do Público, que continua a ser o mais completo e eclético website com informação acerca das eleições, tem vindo a ser melhorado constantemente e na última semana da campanha para as legislativas apresenta-se renovado.

Além da informação da responsabilidade do Público e da opinião dos seus bloggers convidados, o dossiê integra o que se escreve sobre as eleições nos outros órgãos de informação (o que mais nenhum faz…) e ainda o que blogam, tweetam e comentam os cidadãos.

Mas não se fica por aí: agora o dossiê passou a incluir uma nova zona — o que escrevem os candidatos em nome individual, ou os canais oficiais das candidaturas, tanto para a Assembleia da República como para as autarquias.

dossie-eleicoes2009-1

À primeira página voltaram também os gráficos com a Sondagem das sondagens — a média aritmética das sondagens publicadas este mês — e um gráfico com a evolução das sondagens ao longo do tempo.

A nova zona está agora também na primeira página, mas já há algum tempo que podíamos seguir num fluxo único as conversas que os candidatos mantém dispersamente no Twitter. Esta zona, a que chamámos de discurso directo, funciona também como uma mini-enciclopédia de acesso rápido aos políticos portugueses. Além da função de agregador, possibilita a centralização de informação sobre cada candidato e a sua presença nas diversas redes que compõem a Internet. As fichas são editáveis pelos próprios candidatos, que podem completar ou rectificar a informação disponível sobre eles.

Estas fichas são inéditas: desde que completadas, em mais nenhum local — muitas vezes, nem nos sites dos candidatos… — encontraremos tanta informação sobre eles.

Se é candidato à A.R. ou autárquico, verifique se a sua ficha já está aberta. Em caso negativo, basta fazer login e depois do pedido ser confirmado por editores (os automatismos não chegam para filtrar abusos) a sua ficha estará activa. Se já está a ser rastreado, pode editá-la e preencher os campos que estejam ainda em branco.

dossie-eleicoes2009-2