Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

24 de outubro de 2008

Renova pede desculpa ao autor do filme plagiado

Um representante da Renova contactou telefonicamente o realizador da produção video Food Court Musical, Charlie Todd, para pedir desculpa pelo plágio daquele filme. A denúncia do plágio fora feita por Todd no dia 7 de Outubro, num blogue ligado à sua actividade, e noticiada aqui no Expresso Multimedia (Musical dos guardanapos: Renova plagia filme americano).

Charlie Todd confirmou-nos o contacto: “desculparam-se e asseguraram-me que o video não será usado em nenhuma acção ou meio

Entretanto, o post onde a Renova publicitava a sua acção de marketing foi também apagado, tal como tinha sido a versão plagiada do video.

Ele não me pareceu muito informado sobre a situação“, referiu-me Charlie Todd. “Estava a responder a um comentário que deixei no blogue da Renova e que nunca foi aprovado. Ainda não tinha visto o meu Food Court Musical e pediu-me para lhe enviar por mail mais informação acerca dele. Foi muito simpático e o pedido de desculps pareceu-me muito sincero“.

Charlie Todd coloca assim um ponto final na parte que lhe diz respeito. Mas o incidente levantou de novo o tom das críticas ao comportamento errático das empresas, em especial nas empresas ligadas à comunicação, no seu relacionamento com a web e os conteúdos que ela encerra. Não é por estar noutra língua, e ter sido feito por pessoas que vivem a milhares de quilómetros, que se pode copiar e manter fortes probabilidades de ninguém perceber a marosca.

A informação desterritorializou-se. Os negócios estabelecidos em cima da sua territorialidade, e entre eles está o negócio da reprodução, foram totalmente virados. Quem ainda não encaixou isto, vai sofrer.

[ Reprodução para arquivo de artigo publicado originalmente no Expresso Multimedia ]