Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

20 de setembro de 2009

The Twitter Times, o seu jornal instantâneo

twittertimes

O conceito nada tem de extraordinário e vários outros sites permitem agregar e separar tweets e links de forma a extrair deles melhor informação. Mas a aproximação, a embalagem e sobretudo a simplicidade são os factores diferenciadores deste The Twitter Times, um serviço recentíssimo, que se anuncia como “um jornal personalizado em tempo real, gerado a partir da sua conta Twitter“.

O video de explicação (ver mais à frente) é, para já, a única perspectiva que podemos ter sobre as intenções dos autores: o site arrancou em beta por convite e não tem blog. Apenas tem conta Twitter: TwtTimes. É por ela que ficamos a saber que a fase alfa privada começou no dia 1 de Agosto. Mas só este mês o serviço arrancou realmente.

O principal ingrediente é o aspecto de jornal. O serviço vai buscar os tweets dos nossos followers, separa os que têm links e cria um jornal personalizado com base nesses links, sejam eles de notícias de imprensa, de blogs ou outras fontes. Ainda acrescenta valor, na forma que se está a tornar convencional: descobre quantas pessoas, dentro e fora da nossa rede, também usaram cada link, de forma a estabelecer uma hierarquia de importância.

É curioso ver um webservice americano num domínio espanhol: The Twitter Times está no domínio twittertim.es.

Em termos de design, o The Twitter Times divide-se em duas colunas: “What’s Hot” e “Top News History”. A primeira é a de construção rápida, enquanto a segunda identifica histórias que ficam mais tempo nas timelines.

Não podia faltar o botão de retweeting e a lista de quem partilhou cada link.

The Twitter Times – Video Tour from Maxim Grinev on Vimeo.