Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

20 de setembro de 2007

10 novidades no WordPress 2.3

Enquanto o WordPress 2.3 não chega, eis uma lista das principais novidades, segundo Aaron Brazell, Director of Technology na b5media (assim a TubarãoEsquilo lá do sítio, topam?) e autor do Technosailor: 10 Things You Need to Know About WordPress 2.3

Breve resumo abaixo, detalhe na fonte:

  1. Tags. Já não é preciso recorrer a plugins para ter um sistema de tagging.
  2. Notificações dos updates do WP. Útil para os fãs do WP, curiosidade para os outros.
  3. Redireccionamento canónico. Que o palavrão não vou assuste: na prática trata-se de garantir que o Google só “vê” uma versão do vosso blogue, a versão oficial, e não penaliza essa aparente duplicação de conteúdos. A escolha entre com www. ou sem www. Era preciso mexer nas configurações do webserver (inacessível à maioria), passa a ser premir um botão.
  4. Melhoramentos ao nível do post workflow.
  5. Dashboard de ligar e desligar. É bem vindo, passa a ser facultativa a visualização dos links Technorati, entre outras coisas.
  6. $wpdb->prepare(). Para pros.
  7. Atomlib. Idem.
  8. Funções abandonadas. Limpeza de código. Ninguém vai fazer.
  9. Widgets para múltiplas categorias. Permite uma espécie de macro-categorias que agreguem categorias e, pelo que li por alto, tags.
  10. Pluggable RSS Library. Mais tech stuff.

Não vou a correr fazer a actualização para a nova versão, nem no meu nem nos outros blogues da TubarãoEsquilo, mas os novos projectos serão já assentes na 2.3. E as próximas novidades no Certamente!, talvez em Outubro, incluirão o upgrade.