Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

2 de janeiro de 2008

790 mensagens: 2008 começa bem por estes lados

O ano de 2008 começa bem por estes lados ;) Tenho 507+283 mensagens nas minhas duas pastas de correio principais, o número subiu um pouco desde o momento em que, há minutos, tirei os dois snapshots que junto na imagem abaixo.

meumail2008.jpg

São 790 mensagens de mail para conferir. Isto depois do filtro de spam do Thunderbird ter eliminado cerca de 2,5 vezes isso de lixo.

É claro que dessas 790, a maior parte são mensagens automáticas enviadas pelos infobots e outras artimanhas com que vou gerindo os servidores & serviços. É através delas que sigo em parte a sanidade geral. Mas mesmo assim custa alguns minutos a separá-las.

Depois, há o spam que passa o filtro. Em geral, respondo de volta com mensagens comerciais — uma prática que já me valeu dois artigos no Expresso e uma visão mais esclarecida da economia parasita do spam. Uns 15 minutos, talvez.

Depois, há os blogs. Os blogs de que sou leitor, recebo-os todos por e-mail. Exceptuando os da rede TubarãoEsquilo, com os quais tenho uma relação diferente, os que leio através do browser são poucos, esporádicos e em regra em “viagens” de leitura ao acaso, ou como resultado de pesquisas por assuntos que me interessem.

Passo os olhos pelos principais, que são menos de meia dúzia, e os outros só leio quando os títulos me chamam a atenção.

O Thunderbird é a minha principal janela para o mundo. Mais que os blogs, o Twitter e o instant messaging.

Depois… daquelas 790 sobrarão umas dez mensagens relativas a trabalhos vários de resposta obrigatória e umas 50 dos autores da TubarãoEsquilo que será preciso verificar atentamente e responder a, calculo, umas 20.

Tenho ainda correio exterior relacionado com a TubarãoEsquilo na medida de umas 30 mensagens para ler e responder a quase todas (candidaturas, na sua maioria).

“Petisco” para hoje ao fim do dia, quando acabar as urgências, e para amanhã. Portanto, caros correspondentes, um pouco de paciência. Obrigado.