Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

13 de junho de 2006

A Baixa do Porto: esclarecimento

Meu caro, chamaram-me hoje a atenção para o seu artigo na revista do Expresso, onde refere A Baixa do Porto. Agradeço a referência, mas enganou-se nas contas… No período indicado foram publicados 325 posts, o que dá uma média de 4,11. Isso colocaria o blog no sexto lugar, caso não haja mais enganos nos outros.” (Tiago Azevedo Fernandes, por e-mail)

Aqui fica a minha resposta, que serve também de esclarecimento.

No período indicado, no endereço porto.taf.net/dp/, que é o endereço oficial do blog à data da finalização do artigo, foram publicados 210 posts. As contas não incluiram, naturalmente, os 115 posts publicados noutros endereços que o blog teve entretanto.

Confirmei na base de dados a existência de 328 posts para todos os endereços que incluam porto.taf.net.

O engano, meu caro, foi provocado pela mudança de endereço do arquivo dos posts nesse blog. Como (ainda hoje) mantém mais blogs debaixo do taf.net, contando alguns redireccionamentos, não fui verificar um por um se todos os posts eram de “a Baixa do Porto”: o bom senso recomendava que contasse apenas os posts no endereço oficial do blog.

Pela minha parte, vou publicar este mail no meu sítio, como esclarecimento.

Não espero que faça o mesmo no seu blog, uma vez que nele já afirmou muito redondamente que o Expresso se enganou nas contas e, pensando bem, não é de esperar mais rigor do Expresso. Isto sem levar em consideração (isto é, sem avisar os seus leitores, levando-os bovinamente a olhar apenas o Expresso como culpado) que as suas próprias mudanças de endereços dos arquivos teriam certamente impacto negativo na contabilidade do seu blog.

Mas fique à vontade para usar esta informação como quiser.

Um abraço