Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

12 de junho de 2007

Adobe Lança Versão Beta Flex 3

A Adobe® Systems Incorporated (Nasdaq: ADBE) anunciou hoje a versão beta do software Adobe® FlexTM 3, a plataforma transversal gratuita em open source para a criação de aplicações RIA (Rich Internet Applications). Esta versão funcional traz novas capacidades UI, melhorando a produtividade do programador, implementação no ambiente de trabalho e testes empresariais, e ferramentas de performance.

A versão pública beta do Flex 3 também marca o primeiro produto significativo proveniente do projecto Flex open source, começando com a disponibilidade de novas actualizações e de uma base de dados de erros. O Flex 3 dá aos programadores poder para aumentarem o alcance das suas aplicações RIA para além do browser até ao ambiente de trabalho utilizando o novo Adobe® Integrated Runtime (AIR), anteriormente denominado com o nome de código Apollo (ver press release em anexo, disponibilizado hoje também). Ao utilizar os novos softwares Flex BuilderTM 3 e Adobe AIRTM os programadores conseguem criar melhores aplicações que software que corram quer num browser quer no ambiente de trabalho.

“A revolução RIA encontra-se a grande velocidade na Web, e o Flex encontra-se na linha da frente com a plataforma de desenvolvimento de trabalho e mais expressiva actualmente existente,” afirma Kevin Lynch, senior vice president e chief software architect da Adobe. “A capacidade de levar as aplicações para o ambiente de trabalho, combinado com o acesso gratuito ao código fonte do Flex, significa que este é o momento correcto para se ser um programador Flex.”

Começando com o Flex 3, os programadores poderão fazer o seu download gratuito, experimentar, e contribuir com código de programação para o compilador Flex, componentes e plataforma aplicacional. A linguagem de programação no Flex é a implementada com os mais avançados standards de JavaScript, ECMAScript 4, e funciona com Adobe Flash® Player utilizando a máquina virtual open source Tamarin, recentemente disponibilizada para a Mozilla Foundation. A versão pública beta do Flex 3 dá arranque ao projecto fornecendo um mapa completo para o Flex 3, incluindo especificações de funcionalidades detalhadas, novos desenvolvimentos, e uma base de dados pública de erros em que os programadores podem aceder e avaliar os problemas e colocar os seus pedidos.

O Flex 3 inclui grandes avanços na área do processo de trabalho de programação e desenho, incluindo uma forte integração com as ferramentas de desenho do software Creative Suite® 3 que permitem a importação directa de componentes do CS3 para o Flex. Outros desenvolvimentos de desenho incluem um elevado suporte para visualização de imagem e estilos, apoio total de linguagem inteligente para CSS, e o Flex Builder 3 Design View, que permite aos programadores editarem o design de aplicações complexas.

Para o ambiente de programação, o Flex 3 oferece inúmeras capacidades de código para aumentar a produtividade. Por exemplo, o Flex Builder 3 tem uma componente de reconstrução, que permite aos programadores fazerem mudanças substanciais num projecto de modo rápido e consistente. O Flex 3 inclui definição de perfil de memória e performance, capacitando os programadores de avaliarem as operações internas das suas aplicações enquanto em funcionamento num browser ou no Adobe AIR. Adicionalmente, as fortes capacidades de visualização e pesquisa de código permitem aos programadores encontrar variáveis, métodos e propriedades mais facilmente, mesmo em projectos de desenvolvimento de grande escala.

“Estamos sempre à procura de formas de melhorar a nossa produtividade no que respeita à disponibilização e

implementação de aplicações relacionais,” refere Carlos Garcia, co-founder e CEO da Scrapblog, Inc. “Com as

novas funcionalidades de design e interactividade, incluindo uma integração total com as ferramentas de desenho do

Creative Suite 3 que usamos diariamente, o Flex 3 irá ajudar-nos a trazer aplicações RIA de relevo mais rapidamente

para o mercado. E agora, com a capacidade de estender estas aplicações para o ambiente de trabalho com o Adobe

AIR, o futuro do desenvolvimento de aplicações RIA é só possível com o Flex 3.”

Os programadores terão oportunidade de mostrar as suas aplicações Flex e Adobe AIR no Adobe AIR Developer

Derby, um concurso que inicia oficialmente hoje. A Adobe irá premiar cinco categorias – incluindo categorias

quer para aplicações baseadas em Flex e HTML – e um grande prémio para a melhor aplicação. Os vencedores

serão anunciados na conferência Adobe MAX, de 30 de Setembro a 2 de Outubro, em Chicago, e as aplicações

vencedoras serão mostradas no site www.adobe.com. Para saber mais sobre o Adobe AIR Developer Derby, visite

o site www.adobe.com/go/airderby.

Preço e Disponibilidade

As versões beta públicas do Flex Builder 3 e do Flex 3 SDK estarão disponíveis de imediato para download

gratuito através do Adobe Labs em http://labs.adobe.com/technologies/flex/. Esta versão beta encontra-se

disponível em Inglês e para ambos os sistemas operativos Windows® e Macintosh. A Adobe irá actualizar

diariamente no seu blog os novos desenvolvimentos do Flex SDK e uma base de dados de erros em

http://labs.adobe.com/wiki/index.php/Flex:Open_Source. O lançamento do código fonte aberto do Flex sob a a

Mozilla Public License decorrerá com a versão final do Flex 3, agendada para o segundo semestre de 2007. O

preço final será anunciado quando os produtos estiverem disponíveis para comercialização. Para mais

informação, incluindo requisitos de sistema, por favor visite: www.adobe.com/flex.