Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

16 de julho de 2007

Alto desempenho: Intel apresentou Core 2 Extreme

Respondendo às necessidades dos grandes jogadores, artistas e entusiastas de conteúdos de media e visando computadores portáteis ainda mais rápidos, a Intel Corporation apresentou hoje o seu primeiro processador móvel de dois núcleos Intel Core 2 Extreme – o processador móvel de maior desempenho no mundo – tendo adoptando a marca da oferta estrela no segmento de computadores de secretária. A empresa apresentou também novos processadores para computadores de secretária, esperando anunciar processadores de quatro núcleos para portáteis, amigos do ambiente, já no próximo ano.

Estes novos produtos vêm na senda do 1º aniversário do lançamento dos processadores para servidores, computadores de secretária e portáteis, baseadas na inovadora microarquitectura Intel Core.

“ Os portáteis são o segmento de mercado que regista maior crescimento, assistindo-se a um aumento na procura da parte de quem valoriza os conteúdos de vídeo, jogos e desempenho no design gráfico, sem sacrificar a flexibilidade que o portátil implica.” – afirmou Mooly Éden, Vice-Presidente e Director Geral do Grupo de Plataformas Móveis da Intel. “Devido às nossas capacidades inovadoras ao nível da tecnologia e do design, podemos oferecer desempenho de topo, energeticamente inteligente, para os utilizadores móveis mais exigentes. Estamos orgulhosos por poder avançar com esta nova oferta sob a marca Intel Core 2 Extreme – um nome que se tornou sinónimo de desempenho de topo.” – acrescentou.

O processador móvel de dois núcleos Intel Core 2 Extreme X7800, com ambos os núcleos a correrem a uns impressionantes 2.6GHz, integra funcionalidades específicas de poupança de energia de dispositivos móveis, o que permite aos fabricantes que integram produtos Intel, oferecerem equipamentos de alto desempenho e energeticamente eficientes. Por exemplo, o processador móvel Intel Core 2 Extreme X7800 permite um desempenho superior na ordem dos 28%2, quando comparado com a geração anterior de processadores móveis da empresa. Paralelamente a isso, para utilizadores com experiência que procuram mais capacidades, a protecção do bloqueio bus ratio (protecção overspeed) foi removida3. Isto permite flexibilidade técnica extra na personalização do sistema – de forma a que os fabricantes possam oferecer ainda mais desempenho.

Processador estrela para computador de secretária apresentado

Para os computadores de secretária, a Intel anunciou um vigoroso novo conjunto de processadores, incluindo o processador estrela de quatro núcleos, Intel® Core™2 Extreme QX6850. Clocked a 3.0GHz com uma nova velocidade de sistema bus mais rápida (1333MHz), o Intel Core 2 Extreme QX6850 será certamente acolhido pelos grandes jogadores que procuram novos níveis de desempenho e funcionalidades. A Intel anunciou ainda novos processadores Intel® Core™2 Duo e Core™2 Quad.

“Graças ao processador de quatro núcleos Intel Core 2 Extreme, a versão para PC do jogo Tom Clancy’s Ghost Recon Advanced Warfighter 2 leva o jogo a novos limites!” – disse Bo Anderson, CEO do GRIN Development Studio. “Desenvolvido pela GRIN e publicado pela Ubisoft, o jogo desenvolve-se com o poder do processador multi-tarefas, da próxima geração da Intel, proporcionando uma experiência de jogo espantosamente realista. O processador de quatro núcleos da Intel utiliza um núcleo para o physics, um para o rendering, outro para a lógica do jogo e o último para várias tarefas, o que permite obter uma cadência de frames consistentemente mais alta e mais estável.”

Microarquitectura Intel Core – Um ano depois

Há um ano atrás, a Intel começou a introduzir produtos inovadores e energeticamente eficientes. Nesse ano a microarquitectura Intel e os seus processadores tinham atingido um conjunto de marcos, incluindo:

A apresentação da primeira linha de processadores de quatro núcleos, compatíveis com software x86 para servidores e PCs, bem como com sistemas de armazenamento e integração. Até hoje, a Intel introduziu 14 versões do processador de quatro núcleos.

Recebeu mais de 75 prémios e reconhecimentos de editores de revistas e publicações online, em todo o mundo. A lista completa pode ser consultada em http://www.intel.com/pressroom/kits/core2duo/awards.htm

Integra cerca de metade (224) dos computadores cotados no top 500 de máquinas de maior desempenho, de acordo com o Top 500 de Supercomputadores (www.top500.org)

Ter duplicado o desempenho dos portáteis com processadores Intel Core 2 Duo, enquanto mantém um impressionante tempo de bateria.

Começar a desenhar o caminho com a maior mudança no desenho dos transístores, em 40 anos, que combina o processo de fabrico de 45nm com a próxima geração de processadores Intel® Core™2 and Intel® Xeon®.

Disponibilidade e Preços dos novos processadores

O processador móvel Intel Core 2 Extreme X7800, correndo a 2.6GHz com 4MB de memória cache L2, está já disponível para fabricantes por 851 USD. Os sistemas para portáteis vão estar disponíveis nas próximas duas semanas. Os novos processadores Intel para computadores de secretária estão já à venda para fabricantes, estando o produto disponível para os consumidores nas próximas duas semanas.