Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

12 de outubro de 2006

Blogspot em baixo, a dar erros 502

Alertado por um leitor, confirmei que não consigo acesso a nenhum dos blogs alojados no Blogspot. Conforme se pode ver pela imagem abaixo, dá um erro 502. Ou seja, (desta vez) não há nenhum “ataque ao sistema”, há um problema técnico de gravidade na rede do Google. Não sei a extensão do problema porque não tenho daqui uma visão de conjunto da rede.

O erro 502 significa um erro de comunicações ao nível do gateway. Em trocos: em serviços de grande dimensão a arquitectura normal é existirem diversos webservers por detrás de uma cortina de gateways que distribuem a carga pelos webservers que estiverem mais ligeiros. É aí que aparentemente está o presente problema.

Em princípio, isto não significa que ninguém no mundo veja o Blogspot. Não conheço a arquitectura da rede Google, mas é normal os gateways estarem adjudicados a lanços, por assim dizer. Em trocos, pode ter faralhado o gateway que recebe os pedidos das redes atribuídas aos (a alguns dos) ISP portugueses. E o resto do mundo estar a ver sem problemas (embora não me pareça).

A julgar pelo corte no ritmo de publicação, o problema terá surgido pelas 13:00. Sem dispôr de mais informação, não poderemos ter explicação melhor. Mas ela certamente virá.

blogspot-down.jpg