Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

13 de fevereiro de 2008

Calma: novidades ao lume

Bons leitores, é o que é. Obrigado aos que têm feito chegar mensagens de ânimo, estranhando o silêncio de Certamente! Não se passa nada, apenas uma quantidade incrível de trabalho misturada, desta vez, com um pouco de desinspiração. Calma.

Algumas novidades visíveis e outras invisíveis.

O Direito & Economia tem um novo template.

O Dados Pessoais tem um novo template.

Estes dois, que são o mesmo apenas com CSS diferente, consumiram parte do meu fim de semana mas valeu a pena; temos agora para a TubarãoEsquilo uma espécie de template oficial, que é uma adaptação algo radical do popular Copyblogger (bem sei: tem poucas semelhanças. Mas foi a partir do código dele que procedi às mudanças).

Aliás, este tema já tinha sido a minha escolha para o Ma-schamba — embora aí tenha sido aplicado sem modificações profundas.

Com o pé na tábua, meti-o também no Blogouve-se, que ainda não está oficialmente aberto. Sim: é o mesmíssimo template, a única mudança é a folha de estilo.

Ando há dois meses para mudar o MEU template. A minha escolha… já foram várias, mas inclino-me agora para o Silhouette. Só que ao mexer no Copyblogger fiquei fascinado pela simplicidade e elasticidade deste código, que é bastante bom.

O Bibliotecário de Babel tem um novo template, que não tem nada a ver nem com o anterior — embora mantenha o design — nem com a espécie de template oficial de que falei acima.

As modernizações não se ficam ao nível estético: os quatro blogues adquiriram novas funcionalidades.

Por falar em novas funcionalidades: dentro de dias faremos nalguns blogues da rede uma estreia nacional, algo que nenhum blogue em Portugal tem ainda. As mais avançadas práticas e técnicas de auto-edição, já sabe, só no sítio do costume.

Dentro de dias poderão ver outra novidade, que também me manteve os dedos ocupados. É um trabalho jornalístico específico para o meio Internet, nunca se fez em Portugal (nem na península ibérica, as far as I know) e vai ser um sucesso — mas não irei revelar mais nada agora.

Stay tunned.