Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

9 de junho de 2007

Campus Party Portugal: tudo diferente, três anos depois

Três anos depois da edição de Braga a Campus Party Portugal, que é assim a Minho Campus Party 2.0, decorre este ano na Batalha, a uma hora de Lisboa. Esta não é a única diferença. Quase tudo está por experimentar de novo no maior acontecimento da cibercultura em terras portuguesas.

A partir de hoje igo o noticiário e as conversas sobre a CPP. Fica aqui um teaser da crónica deste sábado no Expresso online, quatro noites no vértice da cibercultura

A CPP deste ano rompe com a tradição e é quase uma nova aventura. Em primeiro lugar, porque nunca tinha passado tanto tempo como agora entre duas parties (a última foi em 2004). A tecnologia evolui depressa e se a nível do hardware pouco há a mais além da difusão dos iPods, em termos de acesso Internet e ao nível lógico estamos numa situação completamente diferente. Em 2004 a maioria das pessoas ainda usava ligações dial-up e a banda larga iniciava a difusão de escala, a blogosfera era um pequeno nicho frequentado sobretudo por intelectuais (os geeks começaram a blogar mais tarde, o que é curioso) e não se falava de web social, web 2.0 nem social networking; as comunidades como o Orkut e o Hi5 eram quase desconhecidas dos jovens portugueses e não havia YouTube.

Ler a crónica completa

Ler Waazaaaaaap! (uma viagem à Campus Party), reportagem publicada no Expresso em Agosto de 2004, sobre a MCP desse ano.