Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

19 de dezembro de 2005

Cavacosilva.pt 2.0

CAVACOSILVA.PT 2.0. Amanhã, terça-feira, o website da candidatura de Cavaco Silva à Presidência da República surgirá com nova versão, melhor adaptada aos cidadãos com necessidades especiais. «O portal cumpre um elevado nível das normas internacionais de acessibilidade dos conteúdos Web, o que facilita a todos os que nele entrarem com tecnologias de acesso» refere uma nota de imprensa recebida há instantes.

Antes mesmo da abertura da campanha eleitoral, respondendo (penso eu…) às justas críticas à falta de acessibilidade, os responsáveis optaram por renovar as funcionalidades e refazer o website. Segundo a nota que o mandatário digital, Diogo Vasconcelos, me fez gentilmente chegar antes da difusão geral, o portal apresenta uma estreia nacional: a capacidade de se ler a si próprio em voz alta. «A voz é de uma qualidade superior e esta funcionalidade é particularmente útil para pessoas cegas e pessoas idosas».

Do ponto de vista de acessibilidade, a estrutura foi particularmente cuidada, permitindo aos utilizadores cegos tirar o máximo partido das suas tecnologias de leitura de ecrã. As imagens foram cuidadosamente legendadas e mesmo os elementos flash têm equivalentes alternativos. Os tipos de letra, as cores, os tamanhos são perfeitamente transformáveis, adaptando-se às necessidades de cada um, bastando para o efeito usar o navegador Web. «A lógica presente no Portal, não foi a de construir também uma versão, à parte, para pessoas com deficiência, mas construir uma solução que serve a todos. É um exemplo prático do que de excelente se consegue fazer na Era Digital, numa lógica de desenho universal, própria de um candidato que aposta na inovação tecnológica como instrumento para mais coesão social», revela Diogo Vasconcelos.

É com agrado que refiro esta notícia. É conhecida a minha posição nestas eleições mas as divergências de opinião naturalmente não me impedem nem de saudar o Diogo, nem de assinalar a evolução do website.