Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

8 de outubro de 2006

Cinco blogues novos a seguir com atenção nos próximos meses

Por triplas razões de ordem profissional (função nova no Expresso, um livro na calha e outra), tenho andado a ler/ver mais blogues ultimamente. A renovação está em curso e há belíssimos autores, como de costume. Não sobressaem porque hoje é muito mais difícil destacarem-se. Há três anos o terreno estava todo aberto e era muito mais fácil chegar e “construir” uma audiência. Estou convicto (e não estou propriamente sozinho na análise) que muitos dos a-listers portugueses não chegariam ao topo se começassem a blogar hoje.

Vou destacar cinco blogues novos que julgo passíveis da minha maior atenção nos próximos tempos.

O Remixtures, do Miguel Caetano, dedicado à cultura Livre, P2P, colaboração, copyleft. Temáticas menos populares mas emergentes e que formatam tanto o nosso presente como o nosso futuro a prazo na rede. O Miguel está muito atento à cultura mashup em que vivemos mergulhados mesmo sem disso darmos conta.

O Direito & Economia vai ser obrigatório — não tanto por ser escrito pela minha mulher ;) mas porque vai seguir com empenho o rasto da regulação em Portugal. Na blogosfera e na infoesfera.

“Primo” deste é o Economia & Finanças, do Rui Cerdeira Branco. Todo o economista é um leigo, diz o Rui. Talvez, digo eu. Sei é que sempre gostei de o ler e ajudei a convencê-lo (como se ele precisasse) a isolar a temática de que tanto gosta num blogue autónomo do seu Adufe.

O Tiago Barbosa Ribeiro anda nisto há uns anos e tem uma escrita adequada. Nem sempre escolheria o lado dele, mas os seus posts no Kontratempos têm uma saúde democrática de aplaudir. Saúdo de caminho o projecto Passado/Presente.

Finalmente, vou seguir com atenção o Nuno Ramos de Almeida, o Ivan Nunes e o Rui Tavares em cinco dias. Ou muito me engano, ou passa por ali a revitalização do tecido esquerdista da blogosfera de pendor político. E francamente acho que já vem tarde.

………………………………………………..

Hum, e que tal um desafio? Quais são os cinco blogues que o leitor vai seguir com atenção nos próximos tempos? Conte-nos.