Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

2 de novembro de 2006

Firefox 2 vs IE7: tendência para o código livre

O João Bordalo escreveu que o Firefox 2, com dois milhões de downloads nas primeiras 24 horas, bateu o IE7, que teve três milhões de downloads em quatro dias (Firefox 2 vs IE 7). Não citou a fonte e eu também não descobri em lado nenhum a confirmação destes números.

Apesar da opinião contrária do João Craveiro (Firefox 2 vs IE 7, título idêntico para conteúdo muito diferente) penso que isto é inquestionável: o actualizador automático do Windows fará aumentar o número de IE7, mas o que importa reter é a grande abertura dos utilizadores para a adopção do browser de código livre. Não por isso, claro, mas por ser o melhor nesta altura em que a guerra dos browsers se reacendeu com o IE7 a perder um quarto do mercado (escolho a estimativa conservadora) em três anos.

O atraso, mais um, no lançamento do Vista pode só por si valer ao Firefox mais dois ou três pontos percentuais de quota. Mas não vejo que isto constitua um drama para a Microsoft. A mudança do desktop para a rede e o envelhecimento dos seus produtos, que à excepção da XBox não captam jovens, é que são as dores de cabeça.

Reminder: a ver se instalo o FF 2 hoje!