Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

21 de setembro de 2007

Fujam! as praxes estão de volta! (à atenção das emissoras televisivas)

Qual doença sazonal de Outono, as praxes estão de volta. Um antigo aluno meu tem um documentário muito bom sobre o fenómeno. O Hugo Almeida mostrou-me pela primeira vez Academia de Submissos há um ano, quando nos conhecemos no Politécnico de Santarém. Agora decidiu publicá-lo na web, o que aplaudo.

Além de documentarista competente em potencial, o Hugo tornou-se numa autoridade nacional em matéria de webvideo e está na linha da frente no que respeita às tecnologias de gravação e reprodução, com particular ênfase no webvideo de alta definição.

O trailer reproduz-se abaixo (leitores de feed e mail, sigam este link):

O primeiro dos nove episódios em que o Hugo dividiu o documentário original também já está no YouTube e pode reproduzir-se aqui, logo abaixo da nota de abertura:

“Desde que a tradição académica existe, a sociedade tem sido confrontada com rituais de integração no ensino superior – as praxes, expressão que tem origem na ideia grega de praxis, ou seja, tradição, costume, que são, para uns, absolutamente necessários, para outros, objecto de repúdio, enquanto escolas, universidades e famílias oscilam entre a inércia e a preocupação.

Academia de Submissos é um documentário que pretende entreabrir uma janela para esse mundo, às vezes olhado com preconceito, ao qual nem sempre temos acesso, e que não deve deixar de ter a nossa atenção.

É a história de um grupo de caloiros e veteranos, que procuram com todas as suas forças ganhar um desfile, para assim provarem que são a melhor escola do ano. O processo de integração dos caloiros está directamente relacionado com a preparação do desfile, e a rivalidade entre escolas é levada ao extremo. É uma “guerra” que apenas uma escola pode ganhar.”