Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

26 de junho de 2007

Graças a Easypod, Merck Serono distinguida pela Medical Design Excellence Award

O easypod®, da Merck Serono, foi premiado com o galardão de ouro da Medical Design Excellence Award (MDEA). O easypod® é o primeiro aparelho electrónico de injecção da hormona de crescimento, para a administração diária de Saizen® (somatropina), a terapia recombinante para o tratamento da ausência desta hormona. O aparelho foi distinguido com o 1º prémio na categoria de tecnologia médica, sendo considerado pelo júri uma solução inovadora em design e funcionalidade.

“A Merck Serono estabeleceu um compromisso na área dos problemas de crescimento, no sentido de desenvolver soluções facilitadoras da utilização dos nossos fármacos. O easypod®revolucionou a forma de administração diária de Saizen®, tornando as injecções mais fáceis e menos dolorosas”, afirma o responsável da Merck Serono.

O easypod® foi desenvolvido em conjunto com doentes e profissionais de saúde, e permite a administração da injecção subcutânea em três passos: juntar a agulha, injectar e separar a agulha. Como a dose é pré-preparada pelo médico, o risco de erro de cálculo é reduzido. O aparelho confirma a administração da dose e apresenta o número de injecções que restam na embalagem, o que permite ao médico vigiar a reacção do doente ao tratamento. Existe também a opção de ajustar a velocidade e profundidade da injecção e de dividir a dosagem. O carregamento e separação de agulhas é automático.

O problema da hormona de crescimento ocorre quando a glândula pituitária no cérebro não a consegue libertar ou produzir quantidades suficientes. O problema pode ser congénito, devido a acidentes traumáticos, tumores ou causa desconhecida. Em crianças, a falta desta hormona causa crescimento lento e pode provocar, quando não tratada, baixa estatura na idade adulta. Nos adultos, acontece como resultado de tumores ou cirurgia na área da glândula pituitária, com várias consequências físicas e psicológicas: obesidade, enfraquecimento muscular, aumento do risco cardiovascular e mau-estar psicológico (isolamento social e depressão).

Saizen (somatropina) é uma hormona de crescimento recombinante, terapeuticamente equivalente à hormona de crescimento produzida pelo corpo. É indicada no tratamento da ausência da hormona de crescimento em crianças e adultos, para tratar problemas de saúde gestacional, Síndrome de Turner e Insuficiência Renal crónica.