Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

11 de junho de 2007

Grupo Amorim adere à Factura Electrónica com solução de e-Billing da IBS

A IBS Ibéria implementou num dos maiores grupos empresariais portugueses – o Grupo Amorim – a sua solução de Facturação Electrónica que imprimiu mais flexibilidade no envio e recepção de dados financeiros entre todas as empresas do grupo, melhorando também significativamente a comunicação entre fornecedores e clientes.

O Grupo Amorim detém uma posição de liderança mundial na indústria da cortiça, actividade que constitui o seu “core business”, apesar da diversificação dos negócios para áreas como o turismo, telecomunicações, têxteis, banca e, mais recentemente, actividades ligadas à produção de produtos naturais de elevada qualidade, como o vinho do Porto e os vinhos de mesa.

Procurando melhorar os seus processos de negócio e racionalizar custos de administrativos, o Grupo Amorim encetou um projecto de implementação de um sistema de facturação electrónica que permitisse atingir ganhos de produtividade e de eficiência nas empresas que constituem o seu universo empresarial.

Com este objectivo foi escolhida a solução IBS e-Billing, para a transmissão de facturas intra-empresas do grupo e fornecedores, clientes e parceiros, as quais possam a estar disponíveis, independentemente da plataforma tecnológica e sistemas de gestão empresarial adoptados pelos receptores, assegurando um elevado grau de segurança na sua transmissão bem como na integridade dos dados disponibilizados.

José Rios, Administrador do Grupo Amorim define as necessidades da empresa: “Pretendíamos uma solução flexível e segura, que servisse de alavanca à optimização dos processos administrativos e que trouxesse ganhos quantificáveis. Foi na IBS que a encontramos e, desde a primeira hora que sentimos ter encontrado o parceiro certo.”

A solução IBS e-billing utiliza um interface de utilização e navegação simples e intuitivo, seguindo o conceito de portal web, em que cada utilizador acede à informação que a si se destina através de um registo de identificação seguro. Esta solução é multi-idioma e multi-plataforma respondendo às necessidades das diversas realidades de todos os agentes que têm contacto com o Grupo Amorim, permitindo a emissão de facturas no formato PDF, XML ou através de EDI (Intercâmbio Electrónico de Dados).

A solução fornecida pela IBS foi instalada no DataCenter da OSI – Direcção de Sistemas Informáticos e Electrotécnicos do Grupo Amorim – empresa responsável pelos sistemas de informação partilhados e que assumiu o “hosting” da solução, que é disponibilizada a todas as empresas do grupo.

Com a adopção da solução IBS e-Billing o Grupo Amorim reduziu os custos inerentes à utilização de enormes quantidades de papel e envelopes, bem os custos relacionados com o envio e correio, assegurando ainda uma redução significativa dos custos administrativos relacionados com os procedimentos de tratamento de facturas. Esta solução permitiu também uma redução de erros e de extravios de facturas, aumentando a capacidade de processamento de todo o grupo empresarial.