Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

22 de agosto de 2007

Há dez anos era notícia na Internet

(Recortes, edição nº 38 4/Agosto/1997)

XFM termina emissões mas sobrevive na Web

As emissões da rádio privada XFM foram terminadas à meia-noite da passada quinta feira devido a “inviabilidade económica” – segundo a administração da firma Terceiro Canal pertencente ao grupo Lusomundo. No entanto, no site da estação têm-se feito ouvir as vozes dos ouvintes fieis desta estação e está em curso uma sondagem para tentar ressuscitar a rádio através das contribuições monetárias dos ouvintes. A Recortes solidariza-se com esta iniciativa e formula o desejo de voltar a ouvir um projecto de rádio de inegável qualidade.

British Telecom hospeda Intranets de clientes

Um dos principais problemas apontados para a criação duma intranet é o elevado custo de instalação. Mas o operador Britânico de comunicações pensa ter achado a solução ao anunciar um serviço de hospedagem de Intranets sem custos de instalação. A BT garante que, para os utilizadores finais, o acesso à Intranet será totalmente transparente e todas as tarefas de gestão e manutenção da Intranet serão por si efectuadas segundo directivas do cliente. Os únicos custos residem no aluguer mensal do serviço que orçam entre 60 a 360 contos por ano por utilizador (contando já com o aluguer da linha dedicada). Embora o serviço tenha sido estreado apenas no Reino Unido, a BT e o seu aliado MCI tencionam exportá-lo para todos os Países onde têm representação.

Microsoft anuncia HTML Help

Muitos, muitos anos antes do aparecimento da Web, já dezenas de milhões de pessoas consultavam documentos hiper texto através do mecanismo de ajuda do Windows. Ao fim de uma década quase sem alterações, a Microsoft achou que é altura de criar um novo sistema de ajuda baseado na linguagem HTML – a língua franca da Web. Trata-se da linguagem HTML Help que usa a recente norma XML com a adição de funções proprietárias da Microsoft. Visto que os principais browsers irão suportar XML dentro de pouco tempo, irá ser possível actualizar ficheiros de ajuda automaticamente através da Internet e é de esperar que as principais ferramentas de criação de páginas Web também suportem este formato.

CompuServe experimenta sistema flat-fee

Após os seus principais rivais terem implementado o sistema de flat-fee (uso ilimitado por tarifa fixa mensal), a CompuServe começou os seus primeiros testes de flat-fee para ver qual o grau de adesão dos seus utilizadores. Assim, por um valor entre 4600 a 5200 escudos por mês, os utilizadores do serviço poderão usar toda a CompuServe a seu belo prazer sem a incómoda tarifa debitada ao minuto. A CompuServe tenta com esta iniciativa estancar a migração dos seus utilizadores para ISPs e outros sistemas online: só nos últimos seis meses perdeu mais de meio milhão de utilizadores.

Jobs sempre irá comandar o destino da Apple?

Embora o próprio Steve Jobs o tenha negado por várias vezes, pode ser que possa mesmo vir a suceder ao cargo deixado vago pelo antigo CEO Gil Amelio. Além dos rumores em diversas publicações, apareceu agora Larry Ellison, CEO da Oracle, a anunciar publicamente que Jobs irá aceitar o cargo e ele próprio irá passar a constar do conselho de administração da Apple. Para tal, Ellison disse que irá investir forte na firma a partir do seu próprio bolso. Com esta iniciativa, Ellison pretende criar um concorrente forte contra a arqui-rival Microsoft. Há vários meses (ver Recortes do dia 31 de Março) que Ellison procurar obter uma posição forte na Apple tendo como objectivo imediato lançar a Apple como fabricante de Network Computers – visão que partilha com Steve Jobs.

NT = Unix?!

A força aérea dos Estados Unidos acaba de comprar 37.000 estações de trabalho Unix – mas muitas destas correm de facto Windows NT! Este estranho acontecimento deve-se ao facto da força aérea Americana considerar um Windows NT equipado com o software OpenNT da Softway Systems totalmente equivalente a uma estação Unix em termos aplicacionais e funcionais.

Netscape separa Navigator do Communicator

Devido a pressões de utilizadores, a Netscape decidiu separar o browser Navigator da suite Communicator. Esta decisão contraria a estratégia recente da Netscape (e Microsoft) de incluir junto com os seus browsers uma parafernália de aplicações de que poucos utilizadores tiram partido. Na prática, isto quer dizer que para estar actualizado deixará de ser preciso puxar um pacote de 15MB só para ver a última versão do seu browser preferido. Já era tempo!

Um PDA num cartão de crédito?

O fabricante de relógios Citizen e a software house Starfish Software anunciaram um dispositivo de dimensões iguais a um cartão de crédito que pode armazenar milhares de nomes, compromissos e memorandos. O Rolodex Electronic Express tem como objectivo ser usado tal como se fosse um relógio e integra seis pequenas aplicações: calendário, lista de endereços, compromissos, memorandos, relógio e preferências pessoais. O preço é uma agradável surpresa: 18 contos (nos Estados Unidos).

Windows NT 5.0 entra em teste em Setembro

A Microsoft anunciou que a primeira versão beta da próxima versão do sistema operativo Windows NT será lançada em meados de Setembro. Entre as novas características desta versão figuram uma integração profunda com a Internet, server transaccional e características de clustering avançadas.

Rápidas:

# VDONet lança versão 3.0 do VDOPhone – software de telefonia através da Internet

# Cyrix baixa preços dos seus processadores

# Toshiba aplica descidas de preços acentuadas em modelos de secretária, portáteis e monitores

# Motorola anuncia o computador StarMax Pro 6000, compatível Mac com um CPU PowerPC a 266Mhz

# Escripóvoa cria o primeiro browser Português

# Hayes e Access Beyond fundem-se e formam a Hayes Communications

# RMX estreia tecnologia Rush que permite reduzir o tamanho de imagens entre 85 a 95%

# AT&T alia-se à Vocaltec para criar firma especializada em gateways voz->Internet

# Novo site CMPnet integra todas as publicações da CMP

# Sun compra a Diba, fabricante de electrodomésticos para acesso à Internet

# Exponential vende patentes de fabrico de CPUs para pagar dívidas

Muito Riso, Muito Siso:

10 Programas de TV que gostaríamos de ver

1) Se bem me lembro… – SIMM ou DIMM: qual a melhor memória?

2) Zip Zip – Ou… como usar ficheiros comprimidos .ZIP numa drive Zip

3) 2001 – A previsão do que irá ser o site da RTP1 a abrir daqui a 4 anos

4) XXX-Files – Neste episódio, o estranho caso dos extra-terrestres danadinhos para a brincadeira

5) 86-60-86 – Liga já e ganha montes de consolas!

6) Isto só Vídeo – RealVideo ou CuSee-me: qual o melhor?

7) Maravilhas do Mundo Moderno – Empolgante reportagem sobre a vida sexual de génios da informática

8 ) Guia do Sexo – Aconselhável usar óculos e luvas de realidade virtual

9) Portugal Radical – Número especial dedicado a ISPs que não têm backups!

10) Vamos ao Circo – Viagem guiada à Web Portuguesa

Shareware que gostamos

ICQ – Esta excelente aplicação permite conversas e troca de ficheiros entre utilizadores que estiverem online ao mesmo tempo. Pode ainda saber a qualquer altura quando os seus amigos estão a usar a Internet!

Puxe aqui: http://tucows.ip.pt/files/icq/icqsetup.exe

Site 5 Estrelas

CasaNet – Se está a pensar comprar casa ou terrenos a CasaNet é um óptimo ponto de partida. Neste site dedicado ao imobiliário pode fazer efectuar pesquisas de imóveis segundo parâmetros onde se incluem o preço e região.