Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

8 de maio de 2005

Hoje irritei-me com: a lerdice da Netcabo

Acabada a escrita do correio, carreguei em “enviar”. Passados instnates recebo a seguinte notificação de erro: Can’t send to”. The server gives the reason:’550 5.7.1 213.22.108.90 has been block by SpamCop’..

Explicando. Estou a usar Netcabo. Sendo cliente e estando autenticado de diveras formas, uma das quais pelo endereço IP (no caso o 213.22.108.90) que é propriedade da Netcabo e só um cliente da Netcabo poderá usar, envio o meu correio, como de resto a Netcabo aconselha aos seus clientes, pela “estação de correios” da Netcabo, que é o servidor smtp.netcabo.pt. Aquela mensagem significa isto: a estação de correios da Netcabo não entrega correio oriundo dos seus próprios clientes autenticados!

Será louvável que usem o SpamCop. Não é de todo aceitável que não façam bypass às regras do SpamCop. Como o cliente que usou anteriormente aquele IP foi provavelmente vítima de um abuso ilegal por parte de criminosos que enviaram toneladas de spam pelo seu computador, eu, e os clientes a quem este IP foi alugado nos próximos tempos, não poderei mandar correio legítimo pela minha conta legítima na legítima Netcabo.

Sabem? Evitar isto é incluir uma linha de código algures. Uma linha basta. Uma linha que verifique se o IP do remetente está na lista negra da SpamCop e mande agir em conformidade. Uma linha.