Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

10 de janeiro de 2008

Leonel Moura abre galeria de arte para robôs

Leonel Moura abriu a primeira galeria de arte para robôs. A informação chegou-me via mail infomando que isto foi notícia no El País, no suplemento Ciberpaís e na edição web.

Como cualquier artista que se precie, ISU tiene una galería de arte que le representa, la Leonel Moura Art, que ha abierto sus puertas en Lisboa. Allí es posible comprar las obras de ISU, y al propio ISU. Lo mismo sucede con otras creaciones, como los robots pintores RAP y TARA, creados para el Museo de Historia Natural de Nueva York y el museo Ciência Viva de Lisboa. El precio de las pinturas va de 3.000 a 20.000 euros, según sean piezas únicas o múltiples, o su dimensión

Sempre na linha da frente. Não consegui tempo para avançar com Leonel num projecto na web, com grande pena, mas os meus dias são tão pequeninos.

«a maioria das pessoas compreende o que é a Inteligência Artificial, aceitando que é hoje possível simular a inteligência em máquinas e robôs. Um tipo de inteligência que por ser artificial não significa que seja menos inteligente. Eu proponho algo de similar para a arte. O meu objectivo é construir máquinas e robôs capazes de criar a sua própria arte. Uma Arte Artificial, claro está, mas lá por ser artificial não significa que seja menos artística» (a propósito deste post, RAP, o robô pintor no Museu de História Natural de Nova Iorque)