Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

11 de julho de 2006

Livros livres: 35 anos do projecto Gutenberg

Não se trata de um teste à ignorância dos jornalistas portugueses, capazes de escrever coisas notáveis como “Projecto Gutenberg (provavelmente o mais antigo «site» da Internet)” e “colocou pela primeira vez uma obra na Internet a 04 de Julho de 1971″, o que é proeza assinalável tanto mais que em 71 não existia Internet. Trata-se de celebrar os 35 anos de um projecto ao qual ainda o mundo agradecerá muito: o projecto Gutenberg.

Como? Descarregando livros. Livres. Isto é, gratuitos. Gratuitos porque não pesam sobre eles “direitos de autor” (um eufemismo pois nenhum autor os detém, passa-os ao editor). Gratuitos e livres para serem dados, colocados a rodar. Celebrados. Lidos!

As comemorações estão a decorrer num site criado para o efeito, que permite a pesquisa entre 300.000 obras livres: a Feira do Livro Electrónico, World eBook Fair.

Duas pistas mais: o artigo Livros livres, 30 sugestões anotadas de leitura que foram publicadas neste espaço ao longo de um mês e compiladas nesse artigo também ele livre; e um donativo ao Projecto Gutenberg, que precisa tanto do apoio como nós do trabalho de quem nele colabora.