Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

17 de julho de 2007

Localização em tempo real: Siemens estabelece parceria com Ekahau

A capacidade de seguir o posicionamento de bens e pessoas através de Sistemas de Localização em Tempo Real (RTLS) numa rede WiFi optimiza os processos empresariais e reduz custos operativos. Por esta razão, a Siemens Enterprise Communications acaba de estabalecer um acordo internacional de integração e comercialização com a Ekahau Inc., líder mundial de soluções RTLs por WiFi e ferramentas de planeamento WiFi. A incorporação de RTLS no portfolio HiPath Wireless reforça a Fundação para a Mobilidade da Siemens Enterprise Communications, a infra-estrutura crucial para a oferta de convergência fixo-móvel. Os clientes podem agora planear e instalar de forma rentável soluções empresariais móveis integradas de um único fornecedor.

Como refere Antti Korhonen, Presidente e CEO da Ekahau, “Estamos entusiasmados por trabalhar com um dos principais fornecedores de WLAN do mundo. A nossa solução combinada permite aos clientes maximizar o seu investimento WLAN, fornecendo serviços de ponta baseados na localização de pessoas ou bens.”

O compromisso da Siemens com uma estratégia de Open Communications representa para as empresas a possibilidade de maximizarem “as melhores” soluções de parceiros, integradas e testadas com o portfólio de open products do HiPath. Ao focalizar-se na oferta de produtos convergentes com os padrões da indústria aberta, a Siemens fornece aos seus clientes a flexibilidade e a confiança de que podem implementar as melhores soluções para as suas empresas.

As WLANs wireless tornaram-se rapidamente num elemento estratégico na infra-estrutura de comunicação de uma empresa. A partir do seu tradicional papel de acesso a dados móvel e on-campus, as WLANs são actualmente um componente chave da estratégia de convergência fixo-móvel das empresas. Ao utilizar a Fundação para a Mobilidade da Siemens, uma empresa pode agora ligar o seu VoIP, VoWLAN e comunicações móveis, enquanto fornece processos empresariais com base em comunicações, como os serviços baseados no posicionamento em toda a rede combinada.

Ao adicionar as soluções de pesquisa de sites e RTLs da Ekahau ao portfólio HiPath Wireless, a Siemens permite aos seus clientes beneficiar não apenas da mobilidade de utilizador, mas também da integração rentável da localização de pessoas e bens nos seus processos empresariais.

A Siemens Enterprise Communications instalou uma rede wireless na Hymer AG em Bad Waldsee, na Alemanha, que irá permitir a esta empresa controlar a localização de 1.800 caravanas. A Siemens é assim responsável por fornecer e instalar na Hymer uma infra-estrutura LAN wireless (WLAN) para as suas operações logísticas, para além de fornecer uma solução de localização disponibilizada pelo parceiro tecnológico Ekahau, que irá seguir o posicionamento em tempo real de mais de 10.000 objectos num único servidor.

A solução que a Siemens desenvolveu em colaboração com a Ekahau e agora instalou na Hymer inclui um Controlador HiPath WLAN e uma série de pontos de acesso. Toda a rede é controlada e gerida por este controlador, que liga os utilizadores através dos pontos de acesso em sub-redes IP, geridas centralmente. A funcionalidade plug-and-play torna possível adicionar e configurar automaticamente novos pontos de acesso.

Cada veículo que entrar na fábrica Hymer irá ter um aparelho WiFi da Ekahau para fins de identificação e localização. Os trabalhadores podem então utilizar aparelhos móveis, como PDAs, para verificar, em tempo real, as etapas de produção de cada veículo e onde se encontra na fábrica, mesmo se estiver no exterior, como por exemplo no parque de estacionamento onde as caravanas prontas aguardam até serem levantadas. O aparelho de posicionamento da Ekahau recolhe toda esta informação na WLAN e envia-a para os aparelhos móveis. Como resultado, os fluxos de trabalho da produção foram reduzidos e a empresa é agora capaz de responder, de forma rápida e eficaz, aos pedidos dos seus clientes.

O HiPath WLAN é fácil de instalar e pode ser rapidamente configurado. Adicionalmente, determinados serviços extra, como a ligação à Internet para fornecedores ou clientes e voz sobre WLAN, podem ser integrados sem dificuldade. O HiPath WLAN está de acordo com os últimos padrões de segurança, permite um roaming rápido, tem uma óptima cobertura rádio e é à prova de falhas.

Sobre a Siemens Enterprise Communications

A Siemens Enterprise Communications é uma empresa detida na totalidade pela Siemens AG, com cerca de 15,000 funcionários e sede em Munique. É um dos fornecedores líderes mundiais em soluções de Open Communications para empresas de todas as dimensões, permitindo que os processos de negócio sejam mais produtivos, rápidos e seguros – com qualquer equipamento, rede ou infra-estrutura de tecnologias de informação.