Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

28 de janeiro de 2008

Ma-schamba e televisão digital na rede: e vão 43

tubaraoesquilo paradojpt é mais um autor que dispensa grandes apresentações na blogosfera. O seu Ma-schamba tem, finalmente, um domínio próprio: acabaram-se os pedidos para mudar, nas blogrolls, o endereço, e se jpt mudou: começou no Blogspot, esteve no weblog.com.pt, acabou com o blogue, voltou ao bloguismo e ao Blogspot.

Claro que as vantagens de um endereço próprio não se ficam pelo descanso de saber que a partir de agora nunca mais perderá o sumo de nenhum link. O Ma-schamba ganhou, também, uma plataforma tecnológica de ponta, ao nível do melhor blogging que se pratica em todo o mundo. Eu fico contente de lhe poder proporcionar isto, embora seja um desafio mútuo tremendo: jpt não é propriamente um tecnólogo e a transmissão de conhecimento enfrenta milhares de quilómetros de barreiras.

Daniel Marques é um autor recente. E o projecto que delineámos é arriscado — mas eu aposto quer na capacidade do autor, quer no nicho que o seu Controlo remoto (grande nome!) vai dominar. O Daniel “fala” networking, tem um blogue pessoal, que vai naturalmente continuar, e gere um dos planetas de blogues.

Os dois mais recentes elevam para 43 o número de projectos editoriais (re)lançados pela TubarãoEsquilo, que prepara uma grande celebração para o início de Fevereiro — um ano depois da primeira, e polémica, notícia sobre nós publicada na Imprensa. Mas quando chegarmos às celebrações já a rede estará maior, pois temos nesta altura dois projectos já em fase de preparação. Um é radicalmente novo e, como o Controlo remoto, tem um nicho promissor onde se instalar (e o autor, felizmente, parece ter recuperado sem danos de maior da traumática experiência de ter sido meu aluno há uns anos). O outro é um blogue já com anos de arquivos e preserverança do seu autor.

Curiosamente ou talvez não, esses dois próximos projectos são ambos de jornalistas.