Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

22 de março de 2005

Mil e uma pequenas histórias

Na apresentação de Mil e uma pequenas histórias o escritor brasileiro Dennis D. refere: «(…) o verdadeiro prazer da leitura é justamente o de mergulhar no sonho ficcional, não forma inercial, passiva, e sim colorindo-o com os matizes da nossa própria palete mental. Eis por que considero admirável a arte de Luis Ene: sua literatura não é apenas competente, mas também lúdica e generosa.».

Quem nos conhece sabe que sou amigo íntimo do Luís, logo deveria ser suspeito enquanto seu entusiasta leitor – e agora editor, neste preciso instante incumbido da tarefa de lhe lançar a última obra de ficção publicada. Suspeito é, no entanto, algo que repudio ser. Sou, e ele sabe-o, seu admirador não por ser seu amigo. Um admirador por vezes demasiado crítico ;) nos calores das conversas/discussões, mas sempre rendido à qualidade global da escrita dele. Sublinho: a sua literatura não é apenas competente, mas também lúdica e generosa.

Mil e uma pequenas histórias é o primeiro livro publicado pela pauloquerido.com, Unipessoal, Lda. Com prazer e, devo dizer, orgulho. Por associar a aventura editorial em que agora me meto à obra de um amigo. Por tal obra ser um exercício de uma escrita particularmente adequada aos tempos que correm: contar uma história, esse nobre objectivo do escritor, usando apenas os 260 caracteres que cabem num SMS, é levar ao extremo a depuração de personagens, é sacudir o acessório, é fixar o essencial.

É uma (ap)arte.

Ele fez a parte dele: suou as palavras. Eu fiz a minha parte: coloquei-as em letra de forma numa embalagem (livro) adequada à leitura fora do espaço fixo do monitor. É a vez dos leitores se pronunciarem. O livro tem um extracto de 20 páginas em facsimile digital (formato PDF) que pode ser puxado para impressão a partir daqui. Está apresentado também no blogue do projecto leiturascom.net, onde pode ser conversado e discutido. Está à venda nalgumas livrarias, começando pela FNAC (para já, na loja do Forum Almada). E pode ser adquirido online com cartão de crédito, MBNet ou pagamento contra entrega postal.