Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

7 de maio de 2005

Mudanças (ou: a importância dos links à prova de futuro)

(o vento lá fora)* acabou de sofrer mais uma renovação tecnológica. A partir de hoje, os endereços deixaram de ter extensão. Não mais .php, .html etc. No entanto, manteve-se a retro-compatibilidade com os arquivos, para que nenhum link para cá possa falhar.

Truques de MT e do Apache. A ideia é ter um arquivo capaz de resistir ao tempo e respectiva erosão (ou future-proof permalinks). Assim, mesmo que amanhã mude de sistema, ou queira passar tudo para .php, .asp, .cgi, .shtml ou outra forma de servir as páginas, os permalinks manter-se-ão sempre funcionais e sem necessidade de reconstruir as entradas e páginas de arquivos mensais e por categorias.

A mudança dos endereços dos permalinks para algo mais interessante que arquivo/102247.html, como por exemplo /arquivo/2005/05/equador é simples e está ao alcance de qualquer blogger. Se houver interessados, é deixar comentário.

A mudança é particularmente útil para quem pretenda fazer a migração do MT 2.66 para o MT 3.16 (e futuras versões), podendo passar todos os seus arquivos, sem dor nem problemas, para uma nova construção de endereços permanentes, ou permalinks. Os posts antigos mantém-se nos respectivos endereços, mas passam a redireccionar automaticamente o leitor para os novos e mais amigáveis endereços.

Interessados?