Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

3 de julho de 2007

O Plano Tecnológico, a literacia digital, a Microsoft e Carlos Zorrinho

Já tenho respostas para as duas perguntas a Carlos Zorrinho, aqui colocadas na sequência do programa governamental Literacia Digital, que foi criticado um pouco por todos os quadrantes.

Como aqui também escrevi, os conteúdos programáticos do “curso” se alguma coisa promovem é a literacia em Word e Excel — o que, sendo inegavelmente útil, é manifestamente pouco para o ambicioso título do programa, além de ser politicamente criticável pela colagem, uma vez mais, do governo à empresa dominante do mercado.

As perguntas e as respostas:

1. O Coordenador do Plano Tecnológico já leu os conteúdos do curso promocional Microsoft Learning?

Leu. Não lhe compete aprovar os conteúdos programáticos mas sim a duas entidades, que o fizeram: a antiga Direcção-Geral de Formação Vocacional, actual Agência Nacional para Qualificação, e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Fica a informação em primeira mão.

Em que se traduziu o “apoio da FCCN”, presente na página do site Literacia Digital onde foi instalado um link para o website da Microsoft, onde decorre o curso promocional?

Traduz-se no alojamento da página e no apoio à iniciativa.

Fiquei de posse de mais algumas informações. Carlos Zorrinho adiantou que este “não é o livro único” da literacia digital, mas sim o resultado do contacto com uma empresa que acabou por ser a primeira a chegar-se à frente com uma oferta. Soube que Zorrinho e Rui Grilo, seu chefe de gabinete, esperam que a iniciativa estimule outras empresas a apresentarem propostas concretas. Devo dizer que fiquei com boas expectativas.

Ao longo dos próximos dias Certamente! entra em guest mode e dará espaço à divulgação de vários textos sobre a Literacia Digital. O primeiro é publicado esta tarde, pelas 15:30. No final da ronda publico um texto meu com algumas novidades ((há coisas que ficaram por dizer) e conto também com um texto de resposta por parte do Gabinete do Coordenador do Plano Tecnológico.

Siga o especial em Certamente! ou por e-mail, subscrevendo aqui.

Este post é o primeiro de uma série sobre o Plano Tecnológico e a Literacia Digital. Veja aqui os outros:

  1. O Plano Tecnológico, a literacia digital, a Microsoft e Carlos Zorrinho
  2. Sociedade da Informação: a demissão do estado
  3. Iliteracia em literacia digital
  4. Teste de conformidade com o Choque Tecnológico