Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

6 de fevereiro de 2005

Os factos! Dêem-nos os factos!

Ainda em dia de sugestões (e juro que nada tem a ver com o domingo de Carnaval, que é missa onde não me apanham), registo e faço eco da sugestão de Pacheco Pereira no Abrupto: fazer um fact checking do que disseram os dois candidatos a PM do país. Um dos seus leitores aceitou. Eram bom que mais aceitassem e contribuissem.

JPP já aludira ao fact checking durante a odisseia de comentar o debate no seu blogue. É um bom instrumento da vida democrática, um instrumento ao serviço do cidadão. Muito melhor que debitar opiniões avulsas e anedóticas sobre as marginalidades da campanha ( da política em geral). Dá algum trabalho, pois claro, e aí está porque os portugueses se mostram avessos à sua prática, preferindo os doces caminhos da opinião, que não dá trabalho nenhum.

Pelo meu lado, disponibilizo um blogue dedicado ao fact checking da política nacional. Chama-se (à falta / à espera de melhor nome) Verifiquemos os factos e está ainda em branco, aguardando submissões. Não terei tempo para gerir o blogue pelo que fica o convite a quem tenha disponibilidade e interesse (e isenção, já agora…). Deixe aqui nos comentários o seu e-mail.

Na to do list está para já encaixar o texto integral do debate Sócrates-Santana. As contribuições serão obviamente moderadas (daí a necessidade de o editor do blogue ser isento e independente).