Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

24 de outubro de 2005

Os pipis deles

OS PIPIS DELES. Estava eu a tratar do levantamento de Blooks em Portugal para a Blogopedia quando me vi a dedos com um problema que nem Santo Google me valia: descobrir o paradeiro do primeiro blook português, O Meu Pipi. O facto de a editora usar um website em Flash torna os seus conteúdos invisíveis para os motores de pesquisa. Por outras palavras, deixam de existir para a esmagadora maioria dos internautas.

Mas lá descobri e, relendo a referência ao autor do prefácio (o livro, como se sabe, foi assinado pelo conhecidíssimo blogger senhor Anónimo, um das pessoas mais conhecidas do Portugal que vê televisão e lê blogs), veio-me à memória a história da publicação do best-seller dos blogs, com onze edições em Portugal, um ror delas no Brasil (descobri o blog do respectivo tradutor — sim, tradutor) e mais algumas por aí. É uma história de truz, um autêntico case study, um argumento de policial de segunda. Cujo enredo envolve gradas (hoje só gordas) figuras do antigamente da cultura portuguesa (o “toque” de autenticidade e chamariz da papalvaria) e também da actualidade da “cultura” blogger (Como Ganhar Dinheiro Com A Internet Em Cinco Lições). Eu, que dei à estampa, no Expresso, uma entrevista a’O Meu Pipi bem antes do livro sair, ainda o blog era apenas um blog, só descobri a verdade (ou as partes dela que são observáveis, pois que não estive no conluio) ao longo dos muitos meses subsequentes, juntando os fragmentos das peças do puzzle que, aqui e ali, iam caindo no domínio (mais ou menos) público.

Podem os ilustres cromos descansar em paz: vou investigando os pipis deles por puro gozo intelectual e tenciono não publicar nada. Já ia tarde para a reportagem que falhei em 2004. E acontece que gosto da autoria dos textos: estão bem e recomendam-se, comprovei recentemente. Só tenho pena que o segundo blog, o “enteado”, também ande às moscas… Fico-me pela referência bibliográfica aos Blooks em Portugal, que recomendo (e espera actualização).