Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

6 de fevereiro de 2006

Passagem de testemunho

PASSAGEM DE TESTEMUNHO. No primeiro dia de Fevereiro de 2006 suspirei de alívio — já adivinharam porquê: o weblog.com.pt mudou de mãos, está agora melhor entregue ao portal aeiou.pt do que nas minhas.

Como a comunidade weblog.com.pt em particular e a comunidade blogger em geral sabem, tem sido difícil para um jornalista com algum tempo livre e espírito empreendedor gerir um projecto que não soube dimensionar. O weblog.com.pt começou a 10 de Junho de 2003 sem pretensões, mas nunca deixou de crescer desde então. Criou-me problemas atrás de problemas. Problemas técnicos que evidentemente estavam fora dos meus conhecimentos amadorísticos mas para os quais fui arranjando soluções. À custa do meu tempo e paciência. Problemas comerciais – não tem a pauloquerido.com, unipessoal, Lda estrutura à altura das exigências notórias que o weblog.com.pt hoje demanda.

Não entendam isto como uma queixa, longe disso! Foram tempos deliciosos, uma aventura que ousei com prazer e gosto, e também muita satisfação pessoal. O que muitos não sabem é que o arranque para o weblog.com.pt, o desafio de montar a estrutura, começou por ser uma terapia para mim, numa fase de vida um tanto cinzenta. Cresci imenso, por dentro e por fora, à medida que a comunidade crescia. Fiz tanta coisa aqui! Lidei de perto com tantos talentos!

Mas factos são factos.

Consegui resolver a Última Grande Crise, a do servidor único vergado ao crescimento do número de blogs e posts, com a Migração De Março de 2005 para os maquinões disponibilizados pela Chip7 a troco de uma permuta de banners, vai fazer um ano; mas desde o Verão passado que tem sido cada vez mais difícil responder aos subscritores — como alguns notaram. O nível de qualidade do weblog.com.pt desceu um pouco nestes seis meses, é tempo de reconhecer em público o que é para mim evidente há muito tempo.

O dilema era este: mudar o espírito e a estrutura da minha empresa unipessoal, metendo duas pessoas para aguentar os barcos da assistência técnica e comercial (um esforço financeiro de tremendo risco para mim), ou aguentar até que conseguisse um parceiro capaz de dar sequência ao projecto.

Nunca me passou pela cabeça desistir. Nunca me passou pela cabeça vender o weblog.com.pt a empresa na qual não confiasse. Houve hipóteses disso – mas o que aconteceria à comunidade não era claro para mim e preferi continuar, mesmo com o barco a meter alguma água. Como dizia o meu pai: para frente é que é caminho!

Graças aos bons conecimentos do meu amigo Nuno Vieira, da NFSI (empresa que aguentou com um sorriso, meses a fio, os nossos mais de três terabytes de tráfego!), foi possível chegar a uma solução que considero ideal, e pela qual estou tão satisfeito quanto aliviado. O AEIOU, Investimentos Multimedia S.A. anda nisto há dez anos, tem gente competente (alguma da qual eu conheço pessoalmente, o que dá imenso jeito para uma suave transição) e, MUITO IMPORTANTE, sabe fidelizar comunidades respeitando-as.

Em suma, tem a estrutura profissional que faltava para impor definitivamente o weblog.com.pt como A Melhor Plataforma Portuguesa de blogs e, sendo uma empresa de dimensão afectiva, não tem os defeitos típicos das grandes organizações, que fecham e desmembram os seus próprios activos sem sequer pestanejar, basta que um trimestre não lhes corra bem.

A AEIOU respeita o weblog.com.pt, o seu nome, simbologia e sobretudo espírito comunitário.

A AEIOU e eu queremos fazer uma transição o mais suave possível dos serviços, de forma a que os próximos tempos sejam uma boa surpresa para todos os actuais e futuros subscritores. Isso ficou como ponto fundamental das rápidas negociações: bastaram 24 horas para o weblog.com.pt mudar de mãos! Em parte, ajudou serem as contrapartidas económicas um factor secundário: os factores importantes eram manter o projecto dentro dos moldes ensaiados ao longo dos últimos dois anos e meio (espero que eles desistam da minha promessa de blogs totalmente gratuitos, que é hoje anacrónica…) e assegurar que a comunidade gostará de saber que tem condições para ser melhor tratada do que foi nos últimos seis meses.

Em breve os novos responsáveis do weblog.com.pt nos notificarão das novidades do portal, algumas das quais suculentas; posso mesmo adiantar em primeira mão que são tão suculentas que estou a ponderar abrir um blog só para as aproveitar :-)

A todos, o meu muito obrigado (com vénia) pela vossa participação nos dois anos e meio mais excitantes da minha vida, profissional e hobística: muito, muito obrigado.

E, claro, continuo por aqui como leitor.

COMUNICADO DA AEIOU

Caros bloggers,

O Weblog.com.pt está mais forte. A ‘pauloquerido.com, Conteúdos e Serviços para Comunicações’ e a ‘AEIOU, Investimentos Multimédia S.A.’, chegaram a acordo para a transmissão do Weblog.com.pt para o universo de sites e comunidades do portal aeiou.pt.

A aeiou.pt, que comemora este ano 10 anos de vida, cumpre assim o objectivo de se associar ao fenómeno dos blogues e espera poder trazer à comunidade de utilizadores do Weblog.com.pt a experiência de dinamização e gestão de sites, com a sua tradicional postura “user oriented”.

Hoje, o aeiou é uma referência na Internet portuguesa. A sua oferta de serviços, conteúdos e utilidades, como o webmail grátis Xekmail, o popular webchat Blá, ou a conhecida Bolsa.de/emprego, fica agora enriquecida com a comunidade Weblog.com.pt.

Por seu lado, os utilizadores do Weblog.com.pt poderão esperar do aeiou uma aposta e um compromisso: a aposta em oferecer um serviço ainda mais personalizado, novas funcionalidades técnicas, alargamento

dos limites de espaço, banda e tempo, e notoriedade acrescida aos seus blogues, que encontrarão na primeira página do aeiou um espaço de expressão; e o compromisso de fidelidade à forma de ser e identidade do Weblog.com.pt.

A colaboração e a experiência do Paulo Querido, que vem sendo a “alma” do Weblog.com.pt, serão essenciais para que o Weblog se torne melhor sem perder a sua identidade, e ajudarão a que a transição do serviço ocorra de forma suave e transparente para os utilizadores.

Esta mudança marca uma aposta no futuro do Weblog.com.pt. A equipa do AEIOU está a partir de agora à vossa disposição e acompanhar-vos-á na construção daquela que será sem dúvida a maior e mais prestigiada rede de blogues em Portugal.

Contamos com a vossa colaboração. Agradecemos os vossos comentários, dúvidas e sugestões, que poderão enviar para suporte@weblog.aeiou.pt.

Até breve

Pela Equipa do AEIOU,

Luís Coutinho

http://www.aeiou.pt