Certamente!

Paulo Querido. Na Internet desde 1989

20 de junho de 2007

Qual é a extensão para Firefox mais útil? E a mais usada?

A conversa com o leitor Bruno Couto no post sobre o Safari (aqui) motivou-me uma dupla questão: qual será a extensão mais útil para Firefox? E qual é a mais usada?

A resposta não pode nunca ser definitiva, razão para pontualmente colocar estas (e outras) perguntas. Isto porque… saem extensões (ou complementos, ou add-ons) diariamente e por vezes um deles supera os anteriores na nossa escala de preferências.

No meu caso, tive uma altura, antes de arrancarmos com a TubarãoEsquilo, onde o mais útil era um add-on que permitia seguir a evolução do AdSense: o Adsense Notifier. Depois passou a ser o SearchStatus, pois permitia-me ir seguindo a evolução do PageRank nos novos domínios da TubarãoEsquilo. Hoje já não uso o Notifier mas continuo com o SearchStatus.

Mas o Web Developer (que Bruno Couto em boa hora referiu, pois deu-me assunto para este texto) é de há alguns meses a esta parte o mais útil dos complementos do Firefox. Desde que me foi pedido para dar uma ajuda a melhorar a homepage do Expresso que instalei este add-on, que facilita bastante a tarefa de análise de uma página. Instalei primeiro no Firefox em Windows, depois migrei-o para o Firefox em Linux quando decidi abandonar de vez o software da Microsoft, e voltei a instalá-lo na semana passada, no meu Firefox em Mac.

Tenho a impressão que a Web Developer é uma candidata a mais usada. Porém, a extensão que considero mais útil é outra: Google Browser Sync. Facilitou-me IMENSO a vida nestes processos de mudança de computador. Sabem como é, 300 sítios onde temos login são 300 duplas nome + senha. Mesmo com mnemónicas, não é fácil. Não gosto de usar programas para isto, nada como deixar o browser registar. O pior é quando mudamos de computador. Ou usamos outro, noutra localização (emprego, cibercafé, etc). Ocasiões em que o Browser Sync vale ouro.

E o leitor? Para si quais são os add-ons mais útil e mais usado?